Professor da Universidad Nacional de Córdoba realiza estágio de pesquisa sob supervisão de professor da UEMG - Ibirité

O Prof. Dr. Gonzalo Miguel Angel Bermudez (Universidad Nacional de Córdoba - Argentina), desde o dia 1° de novembro de 2023, realiza um estágio de pesquisa na UEMG sob supervisão do Prof. Dr. Rodrigo Cerqueira do Nascimento, docente do Departamento de Ciências Biológicas da Unidade Acadêmica de Ibirité. O objetivo da parceria é a produção e a partilha de saberes e experiências relacionadas às investigações no campo das Políticas de Currículo de Ciências e Biologia, algo que o Prof. Rodrigo Borba vem desenvolvendo desde 2020 em nossa Universidade, contando com o apoio de editais da UEMG, da FAPEMIG e do CNPq.

O Prof. Gonzalo Bermudez é Professor Titular de Didática Geral e Didática Especial do Departamento de Enseñanza de la Ciencia y la Tecnología da Facultad de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales da Universidad Nacional de Córdoba e investigador científico do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), com ampla experiência na pesquisa educacional direcionada ao ensino da biodiversidade e do trabalho pedagógico com temáticas ambientais. A convite do Prof. Rodrigo Borba, nesta segunda-feira, 06 de novembro, ele ministrou uma palestra para estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas intitulada "Conocimientos y marcos conceptuales de estudiantes sobre la biodiversidad en Latinoamérica", reunindo e discutindo dados e debates atuais que articulam dimensões do ensino de temas ecológicos a partir de um olhar comparativo e crítico entre diferentes países da América Latina, como Argentina, Brasil e Colômbia. Em seguida, foi feita uma roda de conversa com estudantes de diferentes períodos que compareceram e lotaram a Sala 51. A Profª. Erica Fernanda Borsali também participou da atividade, prestigiando a palestra e ressaltando aspectos levantados pelo palestrante sobre a Biologia Vegetal e o ensino de Botânica durante a roda de conversa.

No período da tarde, o Prof. Gonzalo Bermudez participou de uma reunião do LINCE - Laboratório de Investigações em Narrativas, Currículos e Educação, grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e liderado pelo Prof. Rodrigo Borba e pela Profª. Drª. Cássia Danielle Monteiro Dias Lima, do Departamento de Ciências do Movimento Humano. O LINCE é um grupo de pesquisa interdisciplinar que reúne investigações direcionadas à compreensão de narrativas, saberes e experiências de docentes e discentes, tanto da Educação Básica, quanto do Ensino Superior, no que tange às dimensões sociais, históricas e políticas dos currículos, da formação de professores e do trabalho docente. Para isto, pauta-se pelo diálogo com referenciais teórico-metodológicos da Educação, estabelecendo suas principais interfaces e interlocuções com os campos do Currículo e da História da Educação.

Após ser apresentado às linhas de investigação, aos projetos de pesquisa em desenvolvimento, às principais abordagens teórico-metodológicas acionadas e à atuação acadêmica e extensionista na Educação em Ciências e Biologia feita LINCE, o professor Gonzalo conheceu os principais espaços utilizados pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e foi recebido pela vice-diretora da Unidade Acadêmica, Profª. Marilene Pereira de Oliveira. Por fim, cabe agradecer ao motorista Kleber de Jesus, à assessora da direção Danielle Meira e ao setor de cozinha da Fundação Helena Antipoff, na figura da Srª. Ivanete, pelo apoio prestado na atenciosa recepção ao professor estrangeiro. O docente seguirá realizando o estágio de pesquisa com o Prof. Rodrigo Borba até o dia 19 de novembro, quando regressará à Argentina.