Expedição de Campo no Parque Nacional da Serra do Gandarela

Entre os dias 29 de setembro a 01 de outubro, estudantes do curso de Ciências Biológicas da UEMG, unidade Ibirité, matriculados na disciplina Identificação de Angiospermas, participaram de uma expedição de campo no Parque Nacional da Serra do Gandarela, no município de Rio Acima-MG.

Este parque, criado em 2014, é uma importante unidade de conservação situada no Quadrilátero Ferrífero, na região sul da Serra do Espinhaço. O PARNA Serra do Gandarela é de extrema importância tanto em termos biológicos, abrigando espécies raras e ameaçadas de extinção, quanto para o abastecimento de água de Belo Horizonte e sua região metropolitana, sendo o berço de importantes microbacias.

Durante a expedição, os alunos puderam explorar as diferentes fitofisionomias do parque, incluindo o cerrado, campo limpo, campo rupestre ferruginoso e mata atlântica. A atividade envolveu a coleta, identificação e prensagem de diferentes espécies vegetais, as quais foram incorporadas à coleção do herbário IBIUEMG, enriquecendo o acervo da universidade em Ibirité. Segundo as professoras Maria José R.Rocha e Reisila S.M. Mendes essas atividades de campo são fundamentais para a formação qualificada de profissionais atuantes na área ambiental.

Além das atividades de campo associadas às disciplinas de botânica, estão em andamento projetos de pesquisa coordenados pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Botânica Aplicada no PARNA com o objetivo de conhecer e catalogar a flora da região.

Tags: