Encontro de Capacitação para Avaliação Física e Cognitiva de Idosos no Projeto MOVI-MENTE

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Ibirité, sediou com sucesso, nos dias 12 a 14 de julho, o encontro de capacitação para avaliação física e cognitiva de idosos que participarão do projeto "Aspectos Neuropsicofisiológicos, Moleculares e Físicos Associados ao Risco Funcional e de Demência Prodrômica em Idosos submetidos a diferentes Programas de Exercício Físico: Projeto MOVI-MENTE" coordenado pelos professores Dr. Renato Sobral (Unimontes) e Dra. Camila Bicalho (Uemg). Este projeto recebeu financiamento na Chamada nº 09/2022 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), com o objetivo de fortalecer e consolidar a pesquisa na UEMG e UNIMONTES, contando com a participação de professores de ambas as universidades.

O Prof. Dr. Renato Sobral Monteiro Junior, esteve presente na UEMG Unidade Ibirité juntamente com seus discentes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros para conduzir a capacitação. A capacitação foi organizada pelos professores da Uemg-Ibirite Profa. Dra. Camila Bicalho e os professores parceiros Dra. Juliana Bohen e Dr. Bruno Costa, da UEMG-Ibirité, profa. Dra. Camila Brandão da UEMG-Divinópolis além dos estudantes dos cursos de graduação em Educação Física (Unidades Ibirité e Divinópolis) e Fisioterapia (Unidade Divinópolis).

É importante ressaltar que esse evento é pioneiro, unindo e solidificando parcerias entre as universidades estaduais mineiras, além de promover a interação entre estudantes e professores. A capacitação proporcionou um espaço de aprendizado teórico e prático, onde os participantes puderam aprimorar suas habilidades na avaliação física e cognitiva de idosos, visando contribuir para um envelhecimento saudável e a prevenção de doenças neurodegenerativas.

O projeto MOVI-MENTE busca investigar os aspectos neuropsicofisiológicos, moleculares e físicos associados ao risco funcional e de demência prodrômica em idosos submetidos a diferentes programas de exercício físico. Com o financiamento obtido pela FAPEMIG, pretende-se impulsionar a pesquisa na UEMG e UNIMONTES, fortalecendo o conhecimento científico nessa área e promovendo a melhoria da qualidade de vida da população idosa. A expectativa é que, por meio desse trabalho conjunto, seja possível ampliar o conhecimento sobre o envelhecimento saudável e desenvolver estratégias eficazes de intervenção e prevenção de doenças relacionadas ao processo de envelhecimento.

"A UEMG Unidade Ibirité se orgulha de ter sediado o evento e de contribuir para o avanço da pesquisa científica e a formação de profissionais qualificados nessa área. A iniciativa dos professores demonstra o compromisso das universidades estaduais mineiras em promover a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela sociedade”, afirmou a subcoordenadora do projeto, Camila Bicalho.