Semana do Meio Ambiente promove palestras e a Feira Ambiental

A Unidade Acadêmica de Ibirité da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) realizou, entre os dias 5 e 7 de junho, a “Semana do Meio Ambiente”. O evento contou com a participação de docentes do Departamento de Ciências Biológicas e de estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Nos dois primeiros dias de evento, foram desenvolvidas palestras relacionadas a diferentes perspectivas e debates da área ambiental. No dia 5 de junho, o Dr. Pedro Luiz Silva de Miranda proferiu a formação com o tema “Biomas Brasileiros e os impactos da destruição a curto, médio e longo prazo”.

Além disso, no dia 6 de junho, o Prof. Dr. Marcelo Andrade Chagas realizou palestrou sobre a “Economia verde: oportunidades e desafios para um futuro mais sustentável”. Ambos momentos formativos foram realizados no mini-auditório da Sala 51 do prédio principal da UEMG/Ibirité e contaram com quase uma centena de discentes, que participaram ativamente fazendo comentários e perguntas aos palestrantes.

No último dia do evento, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Ibirité, com especial interlocução com o Setor de Projetos e Educação Ambiental, foi realizada a Feira Ambiental na Praça do Skate, no bairro Vila Ideal, sob intenso viés extensionista. Contando com uma diversidade de estandes, foi oferecida uma ampla e contextualizada formação à população ibiritense que passou pelo local.

Participaram do desenvolvimento de atividades para o evento as professoras Cristiane Barros, Fernanda Costa, Julia Gatti, Makênia Soares, Maria Rocha, Marina Nogueira, Marisa Casteluber, Patrícia Games, Reisila Mendes, Sofia Brito e os professores Emmanuel Almada e Rodrigo Borba, além de dezenas de estudantes que são bolsistas ou voluntários dos projetos dos referidos docentes e que vêm desenvolvendo as valiosas vivências de extensão universitária. As professoras Erica Borsali, Sílvia Quintão e Swiany Lima também compareceram para prestigiar o evento e fortalecer academicamente a presença na UEMG.

A Feira Ambiental também contou com a atração musical proporcionada pelo DJ Ronaldo S e com o apoio da ADAV - Associação Milton Campos para Desenvolvimento e Assistência a Vocação de Bem Dotados e da FHA - Fundação Helena Antipoff. A PROEX – Pró-Reitoria de Extensão da UEMG ofereceu importante financiamento para viabilizar a compra de camisas para os docentes e discentes envolvidos nas atividades da Semana do Meio Ambiente.