Escola Guignard | Estudo sobre coleções ganha destaque em revista científica

Abordando o tema das coleções de arte, matéria da última edição da Revista Minas Faz Ciência traz entrevista com o professor e diretor da Escola Guignard, Adriano Gomide, autor da tese de doutorado ‘Colecionismo de Arte Moderna e Contemporânea no Brasil: um Estudo’. Na matéria, Adriano defende que os colecionadores desempenham um papel fundamental como agentes de cultura, ao preservarem obras de arte e fomentarem o trabalho de artistas. Conclusão a que chegou durante a sua pesquisa, já citada como pioneira no estudo sistemático sobre colecionismo no Brasil. Ilustrando esse universo, a matéria traz ainda uma entrevista com Priscila Freire, dona de mais de mil obras, incluindo produções do Modernismo brasileiro e de artistas dos vales do Jequitinhonha e do São Francisco, em Minas Gerais – acervo que ela doou recentemente à UEMG, juntamente com sua reserva ecológica particular, dando origem ao projeto da Chácara Santa Eulália, que sediará um memorial e espaço de experimentação da Escola Guignard (saiba mais).

Clique abaixo para acessar a revista e ler a matéria (pgs 47 a 50):

guignard materia colecionismo