UEMG - GUIGNARD

História da Escola Guignard

A raiz da Escola Guignard surge em 1944, na efervescência do arrojado projeto modernista proposto por Juscelino Kubistchek, enquanto prefeito de Belo Horizonte. Alberto da Veiga Guignard, a convite de JK, assume o Instituto de Belas Artes, tendo como desígnio ampliar os horizontes da sociedade belo-horizontina, diante o rigoroso ensino acadêmico vigente à época. Em seu livro “Memória Histórica da Escola Guignard”, o Professor Antônio de Paiva Moura (MOURA, Antônio de Paiva. Memória Histórica da Escola Guignard. Belo Horizonte: Usina de Livros, 1993. 78 p) declara que foram muitas as dificuldades para a implantação de uma escola modernista. No entanto, Guignard trazia um grande liberalismo didático com extraordinários conhecimentos artísticos, que por si só bastavam para preencher um vazio infraestrutural no então chamado campo das belas artes. A proposta pedagógica de Guignard, além de ser inovadora, provocaria um salto cultural histórico, sendo um marco divisor na história das artes plásticas em Minas e referência no ensino e na prática das artes plásticas no Brasil.

“Nunca acreditei ser professor”. Sob esta afirmativa, Guignard levava seus alunos ao Parque Municipal de Belo Horizonte, para desenhar. Porém, antes de traçar o lápis de grafite duro sob o papel, praticava a observação da paisagem por horas. A ação livre e disciplinada de observar era a base de sua metodologia de ensino. Aprender a ver o mundo para melhor apreendê-lo. O ato de ver transformava-se em um fenômeno no tempo, na “maturação do olhar”, e na “colheita do gesto”. O tempo dedicado à captura do objeto deveria ser alongado; já o tempo do traço do desenho, preciso e determinado. O lápis duro riscava o papel como uma foice afiada, deixando na marca do traço a impossibilidade dos reparos da borracha. Dedicado à qualidade artística de seus alunos, Guignard era um grande incentivador, revelando-se ser um exímio educador.

De sua implantação ao logo de sua existência, muitas histórias pontuaram a trajetória de resistência da Escola Guignard que, em cada época, se depara em um novo impasse. Em decorrência aos diversos desafios experienciados, os elos afetivos se fortaleceram e foram cruciais para consolidar os rumos dessa Escola. Dessa afeição frutífera, recorremos ao legado do Mestre que fez de seu lema: liberdade com disciplina, a raiz ontológica de sua pedagogia.

Guignard fez do modo de ver, um modo de transformar a arte e a vida.

Profa. Dra. Lorena D’Arc Menezes de Oliveira

Diretora da Escola Guignard-UEMG (Gestão 2020-2024)

Belo Horizonte, Agosto de 2024

Endereço - Guignard