A exposição “Serras, ruínas e matas: pintura ao ar livre em Belo Horizonte” apresenta um conjunto de mais de 100 obras realizadas pelo grupo "Pintura ao Ar Livre", resultado de três anos de atuação do coletivo em diversas localidades de Belo Horizonte e arredores. Sua inauguração na sala de exposições temporárias do Museu Mineiro ocorrerá no dia 20 de fevereiro, às 19h.
A curadoria é da artista Louise Ganz e da curadora Marina Frúgoli, com assistência de Gus Rocha e Letícia Castro. A exposição reúne obras de 23 artistas, com pinturas realizadas ao ar livre em diversos locais de Belo Horizonte, incluindo áreas não convencionais como mineradoras, terrenos baldios, edifícios abandonados, beiras de córregos canalizados e poluídos, florestas urbanas incendiadas, áreas de agricultura e ocupações urbanas, além de uma série de visitas a parques municipais.
“A escolha da pintura ao ar livre é uma forma de se relacionar com a cidade, com permanências prolongadas nos espaços públicos, e as obras resultantes viram ponto de partida para pensar as dinâmicas sociais e imobiliárias” diz a curadora, Marina Frúgoli. Somadas às questões relacionadas à pintura, as obras oferecem uma leitura crítica da cidade, apresentando seus problemas e desafios. “A poética deste trabalho está vinculada às questões socioambientais, imagens de fim de mundo e problemáticas do antropoceno, sendo os locais escolhidos para os encontros, territórios que exemplificam esse debate. Ao mesmo tempo, durante o ano de 2024 trabalhamos em diversos parques, apontando para a urgência do florestar as cidades” afirma Louise Ganz.
A prática itinerante de pintar ao ar livre desloca o grupo para territórios em disputa e formas alternativas de existência na cidade. Ao se deslocar para áreas descentralizadas, o grupo estabelece uma nova relação com o espaço urbano, revelando ruínas, naturezas e habitantes da cidade. Enquanto reflete sobre os impactos do extrativismo na paisagem, ao visitar a exposição, o público poderá se deparar com uma variedade de técnicas e suportes dentro do campo da pintura, incluindo tinta a óleo, acrílica e aquarela, e bases de tela, madeira e papelão.
Sobre o Pintura ao Ar Livre
Pintura ao ar livre é um grupo que realiza sessões de pintura ao ar livre, e surge em 2022 como projeto de pesquisa e extensão do curso de Artes Plásticas da Escola Guignard – UEMG, sob coordenação da artista e professora Louise Ganz, contando com o apoio de editais para estudantes bolsistas. Além dos bolsistas, participam do grupo de pintura estudantes de artes plásticas, ex-alunos e professoras da Escola Guignard, e pessoas da comunidade extra acadêmica. As sessões de pintura ao ar livre, divulgadas pelas redes sociais, ocorrem a cada 15 dias, em lugares que evidenciam paisagens do antropoceno e locais de resistência ambiental, construindo narrativas tanto pelos locais quanto pelas pinturas.
Curadoria: Louise Ganz e Marina Frúgoli
Assistentes de curadoria: Gus Rocha e Letícia Castro
Artistas: Adriana Bellardini, Ana Gomes, Bernardo Cambraia, Bernardo Dera, Cássia Franco, Clara Salles, Cláudia Gastelois, Cristiane Zago, David Fernandes, Fabíola Tasca, Frederico Sá Motta, Gavioli, Gus Rocha, Helena Borges, Jesus Ramos, Júnia Penna, Letícia Grandinetti, Louise Ganz, Luciana Campos Horta, Mariana Hauck, mel la del barrio, Sérgio Leão, Valéria España.
Data de abertura: 20 de fevereiro de 2025, às 19h
Período de Visitação: 21 de fevereiro a 23 de março de 2025
Local: Galeria de Exposições Temporárias | Museu Mineiro
Endereço: Av. João Pinheiro, 342, Funcionários - Belo Horizonte/ MG
Entrada: Gratuita
Horário de funcionamento: Terça a Sexta-feira, das 12h às 19 | Sábados, Domingos e Feriados, das 11h às 17h.
|