Galeria Escola Guignard recebe exposição "Jonas" até o dia 20 de setembro

jonas 3A Galeria Escola Guignard mantém, de portas abertas, a exposição "Jonas" até o dia 20 de setembro. A mostra, que presta homenagem à artista plástica Raquel Schembri, que faleceu em 2016, precocemente, aos 31 anos, traz a sua última produção e uma de suas obras mais conhecidas, a pintura mural "Baleia vermelha".

Com curadoria de Francisca Caporali, que esteve envolvida nos últimos trabalhos de Raquel, e de Roberto Freitas, que compartilhou os últimos anos de vida da artista e detém os direitos de seu acervo, a exposição traz uma seleção cuidadosa e um ambiente acolhedor, com plantas, sofás, homeopatia e florais. A expografia foi concebida por Shima, que colaborou com Raquel, durante sua vida.

A obra "Baleia vermelha", imponente pintura de Raquel, feita nas paredes da Galeria Escola Guignard, durante uma residência artística, será revelada pela técnica de resgate por estratigrafia. Oculta sob um número indeterminado de camada de tinta de exposições anteriores, a pintura terá prospecção coordenada pela artista, professora e pesquisadora Daniella Domingues, com preparação da pesquisadora Lorenza Lourenço Carvalho e assistência de alunos da Escola Guignard, selecionados por meio de uma convocatória pública.

A exposição também conta com encontros de processos de produção de memorabilia, como sabão, tingimento de tecidos, encontros de desenho e comidas. A visitação ocorre de segunda à sexta-feira, das 9h às 21h, e tem entrada gratuita. A Galeria da Escola Guignard está localizada na rua Ascânio Burlamarque, 540, bairro Comiteco, em Belo Horizonte.

Exposição segue até o dia 20 de setembro (divulgação/Escola Guignard)

A artista

Raquel Schembri nasceu em Belo Horizonte se formou em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), na Escola Guignard. Sua carreira foi itensa, marcada por residências artísticas internacionais e exposições coletivas, em cidades como Buenos Aires, Londres, Belgrado, Rio de Janeiro, São Paulo e Seul.

A última exposição individual da artista ocorreu no Palácio das Artes, em 2010. Em seus últimos anos de vida, Raquel estava preparando obras para uma exposição individual, em São Paulo, trabalho que foi interrompido por sua morte, prematura, em decorrência de complicações pós-parto.Atelier aberto 2009 baleia 4

"Baleia vermelha", pintura emblemática de Raquel Schembri (divulgação)