Exposição “Jonas” resgata a memória da artista Raquel Schembri

A Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais, convida para uma homenagem inédita à artista plástica Raquel Schembri, falecida precocemente aos 31 anos em junho de 2016 e ainda hoje referência de sua geração. Com a exposição "Jonas", que abre suas portas no dia 13 de agosto de 2024, o público terá a oportunidade de revisitar a última produção de Raquel e acompanhar o resgate de uma de suas obras mais emblemáticas, a pintura mural “Baleia Vermelha”.

A "Baleia Vermelha"

Há 13 anos, Raquel pintou a imponente “Baleia Vermelha” diretamente nas paredes da Galeria da Escola Guignard durante uma residência artística. A obra, oculta sob um número indeterminado de camadas de tinta de exposições posteriores, será revelada pela técnica de resgate por estratigrafia. A prospecção será coordenada pela artista, professora e pesquisadora Daniella Domingues com preparação da pesquisadora Lorenza Lourenço Carvalho e com a assistência de alunos da Escola Guignard, selecionados por meio de uma convocatória pública.

A exposição

A produção da exposição é realizada pela Associação Amigos de Raquel Schembri: a curadoria de “Jonas” está a cargo de Francisca Caporali, que esteve envolvida na produção dos últimos anos de Raquel, e Roberto Freitas, artista e curador que compartilhou os últimos anos de vida com a artista e detém os direitos de seu acervo. A exposição destaca uma seleção cuidadosa da última produção de Raquel, além de criar um ambiente acolhedor com plantas, sofás, homeopatia e florais, seguindo o estilo das exposições da artista. A expografia será concebida por Shima, colaborador de Raquel.

Reflexão e debate

Além da exibição das obras, “Jonas” proporcionará um espaço de reflexão e debate sobre a influência duradoura de Raquel Schembri. Serão organizadas rodas de conversa nos dias 14 e 20 de agosto, às 18h30, reunindo artistas contemporâneos influenciados por sua abordagem singular, como Roberto Freitas, Francisca Caporali, Shima, Daniella Domingues, Marco Paulo Rolla, Manuel Carvalho, Angelina Camelo, Gustavo Maia, Clara Valente, Benedikt Wiertz, Brígida Campbell e Ricardo Portilho.

O legado de Raquel

Nascida em Belo Horizonte e formada em Artes pela Escola Guignard, Raquel Schembri teve uma carreira intensa, marcada por residências artísticas internacionais e exposições coletivas em cidades como Buenos Aires, Londres, Belgrado, Rio de Janeiro, São Paulo e Seul. Sua última exposição individual ocorreu no Palácio das Artes em 2010. Nos últimos anos de sua vida, Raquel estava preparando obras para uma exposição individual em São Paulo, trabalho interrompido por sua morte prematura, em decorrência de complicações pós-parto.

Encontros e atividades

Além da exposição e das rodas de conversa, “Jonas” contará com encontros de processos de produção de “memorabilia”, como sabão, tingimento de tecidos, encontros de desenho e comidas, proporcionando uma programação imersiva e interativa aos visitantes até o dia 20 de setembro.

Expo Jonas de Rachel Schembri

• Exposição “Jonas”
    • Local: Galeria da Escola Guignard, Rua Ascânio Burlamarque, 540 - Comiteco, Belo Horizonte - MG, 30315-030
    • Abertura: 13 de agosto de 2024, das 19h às 22h