"Meu único mestre”, destaca aluna de Guignard em matéria que resgata trajetória do artista

A relação entre a artista plástica Maria Helena Andrés, ex-diretora e professora da Escola Guignard, e seu mentor, o também artista plástico Alberto da Veiga Guignard, foi tema de uma reportagem do Estado de Minas, publicada nesta terça-feira (12/3). Aos 101 anos de idade, a belorizontina falou ao jornal sobre as memórias de quando conviveu com o o artista e sobre o início da Escola Guignard, que comemora, este ano, 80 anos.

A foto da artista plástica, em uma janela, ao lado das colegas Amarilis Coelho e Edith Bhering ilustra a reportagem. Logo abaixo, está Guignard, professor que foi, nas palavras de Maria Helena, seu "único mestre": "Com ele, aprendi a ter disciplina e liberdade para criar", disse ao jornalista Gustavo Weneck, do Estado de Minas.

Quando a Escola Guignard foi inaugurada, em 1944, ainda com o nome Intituto de Belas Artes, Maria Helena era uma jovem artista que havia acabado de voltar a Belo Horizonte, depois de uma temporada de estudos no Rio de Janeiro. Naquele momento, ela se deparou com um momento de erupção em Minas Gerais.

"Na volta a Belo Horizonte, vi ocorrer a ruptura entre o academicismo e o modernismo, que tinha Guignard à frente. Foi um momento fundamental. No meu caso, especificamente, o mestre conseguiu despertar o que havia dentro de mim. Guignard trazia coisas novas, nada que atendesse a um condicionamento passado. Era um ensino libertador para captar a essência de cada um", disse ao Estado de Minas.

A centenária ex-diretora da Escola Guignard, que faz parte da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) desde 1990, foi colega de nomes como Amilcar de Castro e Célia Laborne. Nos porões do Palácio das Artes, onde a Escola Guignard funcionava, ou no Parque Municipal, onde o pioneiro professor também dava aulas, ela esteve com outros grandes nomes das artes, como Cândido Portinari e Roberto Burle Marx, contou ao Estado de Minas.

Ao longo deste ano, uma série de atividades integra o calendário em celebração aos 80 anos da Escola Guignard, como exposições, mesas e oficinas. A Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes, recebe a exposição "A paixão segundo Guignard" até o dia 12 de maio, com cerca de 200 obras do artista e de seus contemporâneos; a mostra é gratuita e tem classificação livre.

Nesta quinta-feira (14/3), às 15h, a Escola Guignard realiza a solenidade de concessão de título de professor emérito aos professores Amanda Maria Lobo e Antônio de Paiva Moura. A cerimônia é aberta à comunidade acadêmica.;

Clique aqui e leia a reportagem do Estado de Minas na íntegra na íntegra.