Palácio das Artes recebe a exposição "A paixão segundo Guignard" nesta quinta-feira (29/2)

Cerca de 200 obras do artista plástico Alberto da Veiga Guignard e de nomes que conviveram com ele compõem a exposição "A paixão segundo Guignard", aberta ao público a partir desta quinta-feira (29/2), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A mostra integra a programação que celebra os 80 anos da Escola Guignard, é gratuita, tem classificação livre e ocorre até o dia 12 de maio.

"A paixão segundo Guignard" tem curadoria de Paulo Schmidt, ex-aluno da Escola Guignard, e Cláudia Renault, professora da instituição. A mostra aborda o pioneirismo do artista plástico e o modo como seu trabalho reverberou, sobretudo, na primeira geração de artistas que conviveram com ele.

Guignard foi responsável por criar grande agitação cultural em Minas Gerais, entre as décadas de 1940 e 1960. O artista veio a Belo Horizonte em 1944, a convite do então prefeito da capital mineira, Juscelino Kubitschek, para dirigir a Escola de Belas Artes, como se chamava naquela época a Escoa Guignard.

O trabalho de Guignard, materializado em pinturas, desenhos, ilustrações e gravuras, trouxe a Belo Horizonte discussões que já haviam acontecido no Rio de Janeiro e em São Paulo, causando estranhamento em críticos mais conservadores. Seus traços, que priorizavam a criatividade, em detrimento da rigidez, foram responsáveis por inserir a capital mineira no cenário moderno das artes.

Além de outras de Guignard, a mostra traz trabalhos de Edith Behring e Franz Weissmann, que atuaram como professores assistentes do artista em seus dois primeiros anos na escola. Obras de ex-alunos de Guignard no curso de desenho e pintura também estão preentes, como Amílcar de Castro, Yara Tupinambá e Augusto Degois.

A abertura da exposição será às 19h, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard. A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) é apoiadora do evento, realizado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Relação duradoura

A relação entre a Escola Guignard e o Palácio de Artes atravessa longas décadas. Entre 1950 e 1994, as aulas da instituição ocorriam nas dependências do Palácio das Artes, tendo em vista que a atual sede da Escola Guignard, projetada pelo arquiteto Gustavo Penna, foi inaugurada em 1994.

Para a professora Lorena D'Arc, diretora da Escola Guignard, esse laço é celebrado com a exposição que tem início nesta semana. "A parceria afetiva entre a Escola Guignard e a Fundação Clóvis Salgado é de longa data, do tempo em que Guignard semeava as primeiras sementes de seu saber no porão do Palácio das Artes", diz.

O presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, por sua vez, destaca que toda a programação que celebra os 80 anos da escola é um reencontro com a história do Palácio das Artes. "Estamos lançando o selo '80 e Sempre' como mais uma forma de reforçar os vínculos históricos e permanentes que unem o Palácio das Artes e a Escola Guignard", afirma.

Serviço:

O quê: Exposição "A paixão segundo Guignard"

Onde: Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard. Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, Belo Horizonte

Quando: 29 de fevereiro a 12 de maio de 2024. Terças aos sábados, das 9h30 às 21h, e domingo, de 17h às 21h

Por Elias Fernandes (Ascom/UEMG)