Contraste |
| |

    Formandos da Escola Guignard expõem obras no Palácio das Artes

    thumbnail Exp Guignard IG post 1Mais de cem obras das mais diversas manifestações artísticas, produzidas por 26 alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Plásticas da Escola Guignard - UEMG. Esta diversidade de estilos e linguagens será oferecida ao público na mostra que o Palácio das Artes irá receber de 16 de dezembro a 14 de janeiro, na Galeria Mari’Stella Tristão. No dia 15 de dezembro, sexta-feira, haverá uma abertura oficial, também aberta ao público, às 19 horas. A exposição será composta por pinturas, desenhos, esculturas, instalações, gravuras, fotografias e obras de cerâmica. As entradas são gratuitas e a classificação indicativa é livre.

    De acordo com Adriano Gomide, professor de Artes Plásticas da Escola Guignard e um dos curadores da exposição, os alunos guardam uma grande expectativa para a mostra, que representa um marco para a conclusão do curso. “Depois de quatro anos dedicados aos estudos, expor no Palácio das Artes representa para os alunos uma verdadeira realização, a conclusão de um ciclo”, destacou.

     O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam . As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e da Copasa e Correalização da APPA – Arte e Cultura.

    Segundo o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, a exposição ganha um caráter mais especial por acontecer em um período que antecede o aniversário de 80 anos de fundação da Escola Guignard, que será celebrado em 29 de fevereiro de 2024. “Aproximar o Palácio das Artes das universidades é um grande desafio, e, mais do que isso, um compromisso que assumimos com absoluta centralidade. Estamos ampliando o diálogo com reitores, professores e alunos no sentido de cada dia mais abrir as portas da Fundação Clóvis Salgado para a produção acadêmica e artística de Minas Gerais. Por isso, será uma enorme alegria receber as obras dos alunos dessa escola que é um patrimônio da Cultura, das Artes e da mineiridade”, afirmou.

    Gerente de Artes Visuais da Fundação, Uiara Azevedo destaca a importância da mostra como uma etapa de crescimento para os alunos. “O processo de experimentação é extremamente importante na formação de um artista. Sair desse lugar de investigação didática e poder habitar o museu ou a galeria de uma instituição eleva de maneira empírica essa virada entre o aluno de Artes Plásticas e o artista em formação. Trazer mais uma vez a Escola Guignard para o espaço expositivo do Palácio das Artes é possibilitar esse processo, e esse ano ainda mais especial, por marcar o início das celebrações dos 80 anos da Escola” concluiu.

    Artistas participantes:

    Alice Ferraz

    Carol Peso

    Cecília Sucasas

    Crásio

    Dolares Orange

    Ednere

    Elisabete Andrade

    Fantasma de pulga

    Iara Jota

    Isabella Soares

    Jaziel Kreefft

    Júlia Martorelli

    Lívia Lopes

    Lucas Lameira

    Lucas Skritor

    Márcia Moreira

    Maria Drummond

    Matheus Gouthier

    Patrícia Pozzato

    Sabrina Moreira 

    Stanley Faustino

    Tatiana Nesralla

    Tammy Lobato

    Thereza Urbiêta

    Walmir Monteiro

    Sobre a Fundação Clóvis Salgado

    Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

    SERVIÇO

    Exposição Formandos da Escola Guignard – UEMG

    Data: 16 de dezembro a 14 de janeiro

    Abertura oficial no dia 15 de dezembro às 19hs

    Horário: terça a sábado de 09:30h às 21:00h e domingo de 17h às 21h

    Local: Galeria Mari'Stella Tristão

    Entrada gratuita

    Classificação indicativa: livre

    Informações: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br

    © 2024 UEMG