Exposição de Habilitandos 2023 em Artes Plásticas no Museu Mineiro

A partir das 19h do dia 09/11, você poderá conferir na Galeria Átrium do Museu Mineiro a primeira mostra da série de exposições dos habilitandos em Artes Plásticas da Escola Guignard/UEMG - 2023.

A exibição dos trabalhos desenvolvidos culmina no encerramento de um ciclo percorrido pelos artistas ao longo de uma caminhada prática, teórica, considerando a originalidade, a criatividade, aspectos históricos, sociais, estéticos, dentre outros, etapas essenciais vivenciadas numa formação em artes.

Os trabalhos artísticos que compõem a série de três exposições de habilitandos da Escola Guignard-UEMG 2023 podem ser vistos na Galeria Átrium do Museu Mineiro a partir do dia 09 de novembro, na Galeria da Escola Guignard a partir de 14 de novembro e na Galeria Mari’Stella Tristão a partir de 15 de dezembro de 2023.

Participantes:
    Bernardo Limão
    Casemiro
    Iuci
    Jessé Barbosa
    Larissa Campello
    Lucas Jesus
    Luiza Fraga
    Márcia Iannini
    Marthinica
    Natália Costa
    Oceano Cavalcante
    Samantha Ottoni
    Xênia Renna

Texto de apresentação
    Pelo segundo ano consecutivo a Escola Guignard-UEMG, em parceria com o Museu Mineiro e o Palácio das Artes, tem o prazer de apresentar as exposições dos alunos habilitandos dos Cursos de Artes Plásticas Bacharelado e Licenciatura de 2023 que ocuparão os três espaços expositivos. São aproximadamente 72 formandos apresentando habilitações em Cerâmica, Desenho, Escultura, Fotografia, Pintura, Gravura em Metal, Litografia, Serigrafia e Xilogravura. Pretende-se, além de dar conhecimento à produção artística realizada pelos estudantes concluintes da Escola Guignard-UEMG, abrir espaço à experimentação, pois o espaço expositivo é também lugar da investigação, da exploração, do desenvolvimento e amadurecimento da pesquisa, em estreita ligação entre o fazer artístico e a sua dimensão especulativa.

Ancorada no legado de seu fundador, o Mestre Alberto da Veiga Guignard, a Escola Guignard desenvolve um ensino de Artes Plásticas distinto, que busca uma estrutura acadêmica mais fluida, promovendo ações extensionistas práticas/teóricas, que envolvem a comunidade acadêmica, as instituições culturais da cidade e o público em geral, de modo que se tornem estruturas multifacetadas e dinâmicas. Neste sentido, a produção artística estende-se para além do espaço acadêmico, alcançando assim, outros âmbitos da população e da cidade, na qual a Universidade está inserida.

A Escola Guignard agradece as parcerias do Museu Mineiro e do Palácio das Artes, que cederam seus espaços expositivos, propiciando a formarem conosco uma rede colaborativa. Este circuito cultural a ser percorrido na cidade, possibilita despertar e atingir um público diversificado fora do âmbito universitário, propagando entrelaçamentos da UEMG com Instituições Culturais, bem como a cidade de Belo Horizonte.

Profa. Dra. Lorena D’Arc Menezes de Oliveira
    Diretora da Escola Guignard/UEMG

Serviço:
    Exposição: Formandos em Artes Plásticas da Escola
    Local: Galeria Átrium – Museu Mineiro (Av. João Pinheiro 342 – Lourdes – Belo Horizonte, MG).

Abertura: quinta-feira, 09 de novembro de 2023, às 19h.
    Visitação: até 10 de dezembro de 2023.
    Horário: de terça a sexta de 12h às 19h – sábados e domingos de 11h às 17h.

ENTRADA FRANCA - Classificação indicativa: LIVRE