Faculdade de Políticas Públicas | Gestão cultural é tema de visita técnica

Na noite da última sexta-feira (18), alunos da disciplina 'Gestão Cultural', do curso de Gestão Pública da Faculdade de Políticas Públicas (FaPP) da UEMG, realizaram uma visita à exposição 'Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano', na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte. Além da visita orientada, os estudantes participaram de uma palestra sobre o tema 'Os Desafios do Gestor Cultural', ministrada pela gestora da Casa Fiat, Ana Vilella.

Para Vilella, tem crescido de forma significativa as atividades na área da cultura, gerando assim oportunidades de emprego para os profissionais qualificados. Segundo ela, muitos projetos culturais vêm sendo realizados não só em Belo Horizonte mas também pelo interior do estado, desde festivais gastronômicos até as grandes produções artísticas. Exemplo dessas produções, a mostra na Casa Fiat, inédita, reúne acervo composto por mais de 100 peças, dentre obras de arte, automóveis, objetos, miniaturas e instalações multimídia.

Para o professor Pedro Baggio, organizador da visita, oportunidades dessa natureza permitem ao aluno entender a relação entre a prática e teórica, favorecendo de forma positiva as conexões com outras disciplinas. "O resultado dessas vivências práticas propicia aos alunos um pensar crítico sobre a profissão, as relações do cotidiano e a maneira de se posicionarem no mundo de hoje", afirma.