Contraste |
| |

    20 anos da FaPPGeN é tema de Audiência Pública na ALMG

    Após ter sua atuação de duas décadas reconhecida em solenidades realizadas no final de agosto e início de setembro nas câmaras de vereadores dos municípios de Belo Horizonte, Betim e Contagem, uma nova homenagem à FaPPGeN ocorreu, desta vez, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

    Na manhã do dia 9 de setembro, foi a vez da Comissão de Administração Pública debater o impacto da atuação da Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios da UEMG na formação de gestores públicos no estado.

    O requerimento para abertura da audiência pública foi de autoria do deputado estadual Charles Santos, que além de presidir a sessão, formou a mesa de debate com os convidados da UEMG: os pró-reitores de Graduação e Extensão, professores Patrícia Maria Caetano e Moacyr Laterza; a diretora e vice-diretora da FaPPGeN, professoras Simone Tiessa e Fernanda Paula Diniz; e os professores Ernani Mendes, Gustavo Cunha, Gustavo Almeida e Júnia Fátima Guerra.

    A solenidade contou também com a presença de servidores técnico-administrativos, alunos e ex-alunos da FaPPGeN, que expuseram seus testemunhos, memórias e perspectivas para o desenvolvimento das atividades acadêmicas da Unidade.

    O deputado Charles Santos enalteceu a trajetória da Unidade, por, segundo ele, “tornar-se uma referência nacional na formação de profissionais capazes de pensar o presente, projetar o futuro e transformar realidades. Reconheceu também o esforço da Faculdade na formação de gestores comprometidos com justiça social: “a FaPPGeN não somente formou quadros, mas também alimentou sonhos, fortaleceu a cidadania e inspirou novas práticas de gestão pública voltadas para o estado mais eficiente, democrático e humano”.

    A fala do deputado ressoou entre os demais presentes, que foram unânimes em destacar o cumprimento da missão de formação de gestores simultaneamente eficientes e que considerem atributos de cidadania. “A importância da trajetória dessa instituição se revela no fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade, com foco na formação cidadã com respeito à diversidade e promove a transformação social pela formação de gestores que atuam tanto neste município, como na Região Metropolitana e também em todo o estado”, relata a pró-reitora de Graduação Patrícia Maria Caetano.

     A diretora da FaPPGeN, professora Simone Tiessa, apresentou dados que comprovam  o desenvolvimento e impacto da Faculdade na formação de gestores do estado de Minas Gerais e agradeceu pelo reconhecimento à instituição, estendendo-a a todos os professores, servidores, alunos e ex-alunos que participaram dessa trajetória. “Embora tenhamos uma equipe enxuta, todos se dedicam e se esforçam a cada dia para que os alunos da FaPPGeN sejam formados com ética e consciência social de seu papel na sociedade como gestores e transformadores dos ambientes organizacionais nos quais atuam”, pontua.

    Ao final da sessão foi entregue um material impresso em homenagem a cada um dos servidores técnico-administrativos presentes em reconhecimento a sua atuação.

    Estiveram presentes ainda representante do Conselho Regional de Administração de Minas (CRA-MG) e Flávio Eduardo Tofani de Moraes, professor, jornalista e fundador do Movimento Voluntário Tio Flávio Cultural.

    Comemorações

    O mês de setembro ainda reserva uma programação que busca resgatar a história da Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios e conceder reconhecimento aos protagonistas de sua trajetória no cenário da gestão pública mineira.

    Assim, no dia 10 de setembro a Unidade lança no hall principal de sua sede a Galeria de Retratos dos ex-diretores da Unidade Acadêmica, às 18h30, em evento exclusivo para convidados. 

    A partir do dia 11, seguindo até o dia 25 de setembro, os interessados poderão acompanhar uma exposição fotográfica, no mesmo hall principal, intitulada FaPPGeN: 20 anos de História, Memórias e Imagens (Avenida Prudente de Morais, 444, bairro Cidade Jardim, Belo Horizonte, MG).

    Segundo a professora da Unidade, Míriam Possas, está também em andamento a compilação de textos, imagens e processo de edição para a publicação, ainda sem data definida, de um Memorial sobre a efeméride.

    A Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios da UEMG conta atualmente com cinco cursos superiores, sendo três tecnológicos (Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública e Processos Gerenciais) e dois bacharelados em Administração (presencial) e Administração Pública (EaD). 

    É também responsável três cursos de pós-graduação: o Mestrado Profissional em Segurança Pública e Cidadania e as especializações em Gestão Estratégica de Pessoas (presencial) e Gestão Pública em EaD.

    Imagens: ASCOM/UEMG e Luiz Santana (ALMG)

    Tags:
    © 2025 UEMG