Em reunião com as direções acadêmicas das Unidades da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), realizada na modalidade híbrida, a gestão superior da instituição dialogou com os dirigentes locais sobre a organização para a retomada de atividades que estavam paralisadas em decorrência da greve deflagrada desde 2 de maio pela categoria docente.
Em comunicado oficial encaminhado à Reitoria nesta segunda-feira (1/7), a Associação dos Docentes da UEMG (ADUEMG) informou a suspensão da greve e a retomada das aulas a partir de terça-feira, dia 2 de julho de 2024.
Na reunião gerencial com as diretorias, a reitora Lavínia Rosa Rodrigues destacou a importância de um retorno organizado e estruturado, de modo a minimizar os impactos do período de paralisação e assegurar a continuidade dos processos de ensino. "Estamos trabalhando para dar o suporte necessário para que todas as unidades possam retomar suas atividades. A colaboração e o empenho de todas e todos é fundamental neste momento de transição," afirmou a Reitora.
As direções acadêmicas foram orientadas a elaborar um plano detalhado de reposição de aulas e atividades práticas, considerando as especificidades de cada curso e unidade. O próximo passo é a convocação do Conselho de Ensino Pesquisa (Coepe-UEMG), para deliberação sobre o calendário acadêmico para reposição das atividades.
Na oportunidade, a Reitora Lavínia abordou os pontos do Comunicado enviado aos servidores na semana passada, que detalha informações sobre o pagamento da ajuda de custo durante o período de mobilização. A Reitora também repassou as informações da reunião realizada durante o período da manhã, no Palácio Tiradentes em Belo Horizonte, que contou com a participação da Gestão Superior da UEMG, de representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, da Advocacia Geral do Estado, da Aduemg, da Unimontes e representantes dos servidores administrativos da UEMG.