Contraste |
| |

    Tese de professor da UEMG Divinópolis ganha o Prêmio de Comunicação da CNBB

    Assessoria de Comunicação – UEMG Divinópolis
    Texto: Elvis Gomes
    Imagens: Reprodução

    A tese de doutorado do professor Marco Túlio de Sousa, que leciona no curso de Jornalismo da UEMG Divinópolis, foi a vencedora do Prêmio de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deste ano, na categoria Papa Francisco, voltada para a área de pesquisas acadêmicas. Intitulada “Pelos caminhos de Santiago: dicotomias em uma experiência de peregrinação midiatizada”, a tese, defendida em 2020 na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), busca compreender como os “processos midiáticos contemporâneos se integram à experiência de peregrinação”, a partir de observação realizada no Caminho de Santiago, localizado na Espanha e considerado um dos mais importantes percursos de peregrinação católica do mundo.

    O professor em frente à catedral de Santiago de Compostela, na Espanha


    A cerimônia virtual de anúncio dos ganhadores da 53ª edição do prêmio ocorreu no dia 20 de outubro, durante programa produzido pela TV Pai Eterno e exibido em emissoras de inspiração católica e nas redes sociais da CNBB. Já a entrega presencial do troféu foi realizada no dia 20 de novembro, na Catedral Cristo Rei, pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

    No seu perfil no Facebook, Marco Túlio comemorou a conquista do prêmio. “Estou muito feliz e agradeço a todos pela torcida! É muito gratificante ver um trabalho feito ao longo de quatro anos sendo valorizado por uma instituição séria como a CNBB. A tese é resultado de um processo longo e contínuo de investimento na Educação. E, nesse período todo, não me faltaram bons mestres. Cada um de vocês tem sua contribuição”, ressaltou o professor.

    Marco Túlio é doutor em Comunicação pela Unisinos, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Comunicação (Jornalismo) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Suas pesquisas são voltadas para o estudo de elementos discursivos de denominações (neo)pentecostais na mídia. Criou o blog “Mídia, religião e sociedade” (www.midiareligiaoesociedade.com.br).

    Confira a tese de doutorado do professor: https://bit.ly/3qhh8Uf

    Saiba mais sobre a premiação: https://bit.ly/3FlYCAi 


    © 2025 UEMG