Artigo de professor analisa as contradições do mundo do trabalho e a pandemia de Covid-19

Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
    Texto e foto: Elvis Gomes
    Logo da revista: Reprodução

O professor Matheus Viana Braz, da área de Psicologia do Trabalho e das Organizações da UEMG Divinópolis, publicou, na edição de abril (volume 9, número 1) da “Revista Laborativa”, o artigo “A pandemia de Covid-19 (Sars-CoV-2) e as contradições do mundo do trabalho”.

O texto analisa as contradições inerentes às relações de trabalho após a pandemia do novo coronovírus decretada em marco deste ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Os argumentos e as provocações trazidos no artigo são fundamentais para que o leitor possa refletir sobre como a pandemia de Covid-19 escancarou um conjunto de contradições que regulam as relações de trabalho na sociedade brasileira. Colocam-se em discussão a invisibilidade do trabalho informal e a crise das dinâmicas de reconhecimento vinculada à precarização do trabalho dos profissionais de saúde e dos pesquisadores das universidades públicas, assim como são lançadas algumas pistas que nos ajudam a compreender os impactos psicossociais da pandemia e seus efeitos na saúde mental dos trabalhadores”, comentou Matheus.

Editada semestralmente pela Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com o Laboratório de Psicologia Ambiental do Departamento de Psicologia Social da Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Assis da Unesp, a revista publica trabalhos nas áreas de Saúde, Segurança do Trabalhador e Sustentabilidade Ambiental.

Matheus é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unesp/FCLA e correspondente no Brasil do Réseau International de Sociologie Clinique (RISC).

Clique aqui e confira o artigo

Tags: