Contraste |
| |

    ENTREVISTA | Coordenador destaca ampliação do número de atividades extensionistas em 2019

    Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
    Edição de texto: Elvis Gomes
    Foto: André Camargos

    Neste ano, foi ampliado o número de atividades extensionistas desenvolvidas pela UEMG Divinópolis. Enquanto em 2018 a Unidade foi responsável por 21,7% das atividades extensionistas realizadas pelas Unidades da UEMG, este número aumentou, em 2019, para 22,5%. O levantamento foi divulgado pelo coordenador de Extensão da Unidade, professor José Vítor Vieira Salgado, durante entrevista para o site da UEMG.

    José Vítor é graduado em Educação Física (bacharelado e licenciatura), mestre em Educação Física (área de Ciência do Desporto) e doutor em Educação Física (área de Biodinâmica do Movimento e Esporte) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além disso, é membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa da UEMG Divinópolis e professor dos cursos de Educação Física (bacharelado e licenciatura) da Unidade.

    Confira a entrevista completa.

    ***

    Que balanço você faz do trabalho desenvolvido pela área de Extensão da Unidade neste ano?

    José Vítor – O balanço neste ano foi muito positivo em relação à Extensão da Unidade Divinópolis, consolidando-a como responsável direto pela maior parte de ações extensionistas de todas as Unidades UEMG, ao longo dos anos, o que a coloca na vanguarda da Extensão Universitária, cumprindo o papel social da instituição, numa lógica territorial e regional.

    Em 2018, a UEMG Unidade Divinópolis foi responsável por 21,7% das atividades extensionistas de toda a UEMG. Dentre as ações, foram realizados 40 projetos. Já em 2019 esses números foram ampliados para 22,5% do total de atividades extensionistas dentre todas as Unidades da UEMG, com a realização de 57 projetos. A UEMG Unidade Divinópolis tem prestado relevante papel no desenvolvimento de projetos, cursos, eventos, programas e ações extensionistas, fortalecendo, assim, as políticas de extensão da UEMG.

    Quais são os desafios e as perspectivas em relação à área da Extensão da Unidade para 2020?

    José Vítor – Em relação aos desafios e às perspectivas da Extensão Universitária na UEMG Unidade Divinópolis, como canal direto de diálogo e de aproximação da Universidade com a sociedade e como eixo de atuação acadêmico indissociável com o ensino e a pesquisa para 2020, permeiam por um maior envolvimento de toda a comunidade acadêmica, a inclusão de professores recém-chegados à Unidade e a continuidade de projetos de impacto social relevantes, bem como a ampliação de investimentos. E as perspectivas são desafiadoras e promissoras em relação aos trabalhos a serem desenvolvidos, sobretudo com foco na territorialidade e na regionalidade.

    Tags:
    © 2024 UEMG