Contraste |
| |

    Palestras marcam encerramento das atividades de curso de extensão para professores de apoio

    Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
    Texto e fotos: Elvis Gomes

    Desde 2017, a UEMG Divinópolis oferece, por meio de um projeto de extensão coordenado pelo professor Márcio Pereira, cursos gratuitos voltados para a formação continuada de professores na área da Educação Especial na perspectiva da inclusão. As atividades do curso promovido neste ano, “Apoio às escolas regulares dos anos iniciais do Ensino Fundamental Educação Especial e Inclusão: o professor de apoio”, foram encerradas no dia 7 de dezembro com a realização, no auditório da Unidade, de duas palestras, ministradas pela psicóloga Raquel Cabral de Mesquita, doutora em Educação e Inclusão Social pela Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e pela pedagoga Marcela Lemos Gontijo de Oliveira, diretora da Escola Estadual de Educação Especial Helena Antipoff, de Divinópolis.

    Iniciado em agosto, o curso, oferecido por meio do Programa de Apoio a Projetos de Extensão da UEMG (PAEx), contou com 104 participantes, divididos em duas turmas de 52 cursistas cada, de Divinópolis e de oito outras cidades da região: Carmo do Cajuru, Cláudio, Nova Serrana, Moema, Oliveira, Santo Antônio do Monte, São Gonçalo do Pará e São Sebastião do Oeste.

    O curso deste ano foi voltado para a formação específica do professor de apoio para alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). “Este projeto é muito importante por contribuir com o processo de inclusão das pessoas com deficiência e/ou com quadros de TGD e na melhoria do ensino e da aprendizagem, oferecendo a todos os professores informações legais a respeito da inclusão e das práticas pedagógicas que atendem a diversidade no espaço escolar”, ressaltou o professor Márcio.

    Além do professor, integraram a equipe do curso as estudantes Juliana de Oliveira Moreira e Giovanna de Almeida Santos, do 4º período do curso de Psicologia da Unidade.

    O projeto
    Em 2017, a temática desenvolvida pelo projeto foi a inclusão do aluno com deficiência intelectual no espaço escolar. O curso, ministrado por meio do Programa Interno de Incentivo à Pesquisa e à Extensão (PROINPE), capacitou 60 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental dos seguintes municípios do Centro-Oeste Mineiro: Divinópolis, Dores do Indaiá, Itapecerica, Itaúna, Oliveira, São Gonçalo do Pará e São Sebastião do Oeste.

    Já no ano passado o projeto abordou a inclusão do aluno com autismo nas escolas regulares de ensino, capacitando 100 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental dos seguintes municípios: Cláudio, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Dores do Indaiá, Itaguara, Itapecerica, Lagoa da Prata, Lavras, Nova Serrana, Pará de Minas, Oliveira, Pedra do Indaiá, Quartel Geral e Sarzedo. O curso foi ministrado por meio do PAEx.

    Segundo o professor Márcio, o objetivo do projeto é contribuir com a formação de professores da rede regular de ensino das escolas públicas (estaduais e municipais) e com os professores da Educação Especial na modalidade de ensino, ou seja, os professores especializados (professor da Sala de Recursos Multifuncionais e professor de apoio). “A proposta é atender às necessidades dos profissionais da Educação Básica e da Educação Especial para o exercício da sua prática pedagógica no espaço da diversidade, enfatizando os alunos com deficiência e com quadros de TGD”, comentou o professor. “Em 2020, caso continue trabalhando na Unidade, deveremos ofertar um curso sobre o trabalho especializado na Sala de Recursos”, finalizou.

    Tags:
    © 2025 UEMG