Contraste |
| |

    26ª turma da pós-graduação “lato sensu” de Psicopedagogia Clínica e Institucional conclui o curso

    Assessoria de Comunicação – UEMG Divinópolis
    Texto: Elvis Gomes | Fotos: Divulgação
    Transcrição dos depoimentos: Thais Bento Moreira (estagiária de Jornalismo) | Orientação: Elvis Gomes e Isabella Marques

    As apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) realizadas no dia 22/6 marcaram a conclusão da 26ª turma (2022-2024) do curso de pós-graduação “lato sensu” de Psicopedagogia Clínica e Institucional da UEMG Divinópolis.

    psico2

    Segundo o coordenador do curso, professor Márcio Pereira, a pós-graduação é ofertada desde a época da antiga Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi/UEMG). “A 1ª turma foi coordenada pela professora Batistina Maria de Sousa Corgozinho [1953-2013]. Desde então, o curso tornou-se uma referência para a formação de psicopedagogos em Divinópolis e região", comentou.

    psico1

    O professor completou: “Além de a formação ser ministrada por professores extremamente capacitados (doutores e mestres), o curso prioriza a pesquisa, a extensão e a produção científica em Psicopedagogia. Este curso é oferecido a profissionais das áreas de Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia e licenciatura em geral e das humanidades. O curso tem a duração de 2 anos, com a carga horária de 480h, divididos em três blocos temáticos, estágio supervisionado e apresentação de TCC como critério de conclusão de curso”.

    psico4
    O edital para seleção da 27ª turma (2024/2026) está aberto até o dia 20/8:
    https://uemg.br/component/phocadownload/category/3307-edital-n-01-2024-selecao-de-turma


    Saiba mais sobre o curso: https://uemg.br/courses3/course/psicopedagogia-clinica-institucional

    Confira outras fotos: https://www.instagram.com/p/C9xkB9tNek6/?img_index=1

    Confira trechos de depoimentos de alunos recém-formados no curso:

    Eduardo Romano

    “O curso foi uma experiência incrível. Foram quase dois anos de muito aprendizado e muita reflexão, com aulas maravilhosas e professores muito capacitados e que dividiram conosco todo o seu conhecimento e toda sua experiência. O estágio foi algo muito importante também. O contato direto no clínico e o trabalho com o institucional também foram muito bons. Com uma coordenação e supervisão muito boa, sempre presente e nos orientando bem e nos deixando muita à vontade e preparados sobre o que a gente tinha que fazer.

    Só tenho a agradecer a todos da organização. Tenho certeza de que esta pós me deixou mais preparado para enfrentar os desafios da minha profissão em sala de aula como professor, para entender melhor os meus alunos e suas dificuldades e para, quem sabe, trabalhar com a clínica e a instituição, exercendo a função de psicopedagogo. Eu me sinto bem preparado para desenvolver um trabalho na área graças à qualidade desta pós.”

    Camila Salvador

    “Sou assistente social e venho trazer o meu relato sobre a ótima experiência que tive neste curso de pós-graduação.

    Em primeiro lugar, gostaria de destacar, essencialmente, a qualidade dos professores, que nos proporcionaram experenciar diversas referências bibliográficas, além da sua expertise sobre o que é Psicopedagogia e sobre todos os processos que envolvem, me transportando de um lugar de conhecimentos sobre ensino e aprendizagem e as dificuldades que deles podem surgir para uma mudança de olhar tão significativa que tem me impactado até hoje em todos os meus processos de atuação profissional, pois a Psicopedagogia não acontece somente quando estarei enquanto psicopedagoga, mas ela reverbera por todos os meus processos durante o dia. Não consigo mais tirar essa Psicopedagogia de dentro de mim; agora, ela faz parte do meu dia a dia e me auxilia, significativamente, na minha vida diária, na minha atuação. Esses conhecimentos me transportaram para outro patamar e compreensão na realidade, e isso se alinha tão perfeitamente com o Serviço Social que fico muito satisfeita de ter escolhido esta pós-graduação para fazer pela experiência que ela tem me proporcionado, por essa compreensão multifacetada da realidade.

    Em segundo lugar, pela própria estrutura do curso. Toda a atenção que me foi dada durante o processo foi essencial, para entrada, permanência e conclusão exitosa. Foi um cuidado e um carinho muito grande que me proporcionaram ótimas experiências. Não somente o atendimento, mas também todo o acolhimento que os colegas de classe me proporcionaram, os professores, a Unidade. Então, deixo meu agradecimento a essas pessoas que fizeram parte da minha vida durante dois anos.

    E, por último, saio desse curso transformada, pois, enquanto assistente social, vejo a realidade de uma forma, mas, agora, alinhando com a Psicopedagogia, tenho uma completude de como uma realidade se dá e de como os sujeitos são multifacetados e todos os aspectos da vida impactam, significativamente, nas experiências que eles têm durante a sua vida e durante os seus processos. Foi significativo, essencial e incrível participar deste curso e me transformar para, posteriormente, transformar as pessoas que atenderei.”

    Anatiele Fonseca Pacheco

    “Sou formada em Psicologia há 13 anos pela PUC Minas e procurei esta pós-graduação da UEMG porque trabalho atendendo em consultório, como psicóloga clínica, e também como professora em uma escola da rede privada, e me deparo, cotidianamente, com crianças e adolescentes, principalmente na minha área de atuação maior, que apresentam muitas dificuldades de aprendizagem. Essa causa sempre me tocou de uma forma em que eu poderia fazer algo mais para oferecer o melhor atendimento e até para compreender, no caso da escola, melhor os meus alunos. E, como eu soube da oferta deste curso na UEMG, que é uma Universidade de renome e de muito prestígio social, e também o fato do curso ser presencial, fez com que visse, ali, então, uma oportunidade de melhorar minha prática e meus conhecimentos.

    A minha experiência no curso foi muito rica, porque as disciplinas ofertadas, juntamente com o corpo docente altamente qualificado, é o que fez com que tivéssemos uma parte teórica, mas também um aprofundamento na parte da prática da atuação, e isso é muito importante para as formações de hoje. E de não ficar somente na teoria, mas trazer para a atualidade os problemas enfrentados atualmente. Isso contribui, significativamente, tanto na minha prática clínica quanto na minha prática na escola enquanto professora. As disciplinas foram também muito bem escolhidas e selecionadas para o contexto atual que vivenciamos. Então, o curso não está defasado ou desatualizado; ele faz um gancho com a realidade, com o contemporâneo e nos prepara para lidar com esse desafio que nós vamos encontrar na nossa atuação, na nossa prática. Os professores totalmente capacitados, que atuam, de uma forma ou de outra, nessa prática clínica ou institucional. Isso contribui muito porque eles trouxeram para nós contribuições valiosas, obras, textos muito importantes e que subsidiaram a nossa formação, que endossaram e tornaram essa formação mais robusta, mais completa.

    Em relação aos estágios, sobretudo os clínicos, foi bastante rico, com o supervisor que deu bastante suporte, e isso nos trouxe segurança para atuar como psicopedagogos nessa área. E foi bastante rico porque podemos ver a teoria sendo aplicada na prática psicopedagógica. E porque tivemos contato com a prática de avaliações, interpretação e intervenção, e, certamente, isso contribuiu para nosso olhar, para nossa escuta, para o nosso modo de pensar aquele sujeito aprendente, aquela pessoa que está ali na nossa frente com uma questão de dificuldade de aprendizagem. Nós tivemos contatos com instituições – no caso, com escola pública – e tivemos oportunidades de ver a teoria podendo ser aplicada na prática, vendo as dificuldades e os desafios, mas também a importância do profissional psicopedagogo dentro da escola atuando ali, fazendo, realmente, uma diferença no ambiente em que ele está e ajudando as pessoas, não somente o aluno com dificuldades, mas também a gestão, os professores, a direção escolar, todos os atores ali responsáveis para que a escola funcione bem. Ter o psicopedagogo na instituição escolar faz toda a diferença, e podemos ver isso na prática.

    Gostaria, também, de tecer um elogio à Coordenação do curso, que teve a sabedoria de selecionar o corpo docente, que foi fundamental para que saíssemos com essa visão e enriqueceram muita minha formação. Estou muito satisfeita com o curso, porque superou todas as minhas expectativas [...]. A UEMG não me decepcionou; ao contrário, sustentou essa visão e ainda entregou mais que um curso de alta qualidade e que, de fato, me ajudou bastante, tanto na minha prática na escola enquanto professora quanto na minha prática clínica nos consultórios como psicóloga. Sou muito grata à UEMG.”

    © 2024 UEMG