Professoras e estudantes da UEMG Divinópolis participam de evento sobre o Julho Verde promovido pela ACOM

Assessoria de Comunicação – UEMG Divinópolis
    Texto: Isabella Marques | Foto: Divulgação

No sábado (13/7), os cursos de Enfermagem e Fisioterapia da UEMG Divinópolis participaram do evento "Julho Verde: conscientização do câncer de cabeça e pescoço", organizado pela Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACOM), na praça da Bíblia, em Divinópolis.

Os cursos foram representados pelas professoras Dayanne Gabriela de Melo Marques, Débora Aparecida Silva Souza e Gabriela Gonçalves Amaral. Também estiveram presentes estudantes do curso de Enfermagem e participantes da Liga Acadêmica de Oncologia (LAON) e da Liga Acadêmica de Fisioterapia em Terapia Intensiva (Lifiti).

O "Julho Verde" é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de cabeça e pescoço. A professora Débora explicou que "os principais fatores de risco englobam o tabagismo, etilismo, infecção pelo vírus HPV e exposição solar excessiva. Pessoas suspeitas podem apresentar cefaleia persistente, alterações da visão, lesões na boca, alterações da voz, nódulo no pescoço e sangramento nasal. Para o atendimento, o primeiro passo é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência. Ao identificar os casos suspeitos, a UBS realizará o encaminhamento à ACOM. A investigação será realizada por meio de exames e, se confirmadas as suspeitas, estas serão direcionados ao tratamento", finalizou a docente.

Confira as fotos na publicação do Instagram: https://www.instagram.com/p/C9nRZFCJyxp/