Evento Saúde na Praça desenvolve atividades voltadas à população

Assessoria de Comunicação – UEMG Divinópolis
    Texto e fotos: Elvis Gomes

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das práticas de promoção à saúde, foi realizado, no dia 27/4, na praça da Bíblia, em Divinópolis, o 1º Saúde na Praça. O evento foi organizado em parceria entre a UEMG Divinópolis, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Campus Centro-Oeste Dona Lindu, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e contou com diversos serviços oferecidos à comunidade, entre os quais práticas de exercícios físicos, ginástica aeróbica e localizada, zumba, vacinação, orientações sobre alimentação saudável e aferição dos sinais vitais. De acordo com o CMS, o evento recebeu cerca de mil participantes.

Saudenapraca1

A UEMG Divinópolis levou para a praça projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por professores e estudantes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia. Para a diretora da Unidade, professora Ana Paula Martins Fonseca, o evento foi um sucesso. "Isso só reafirma, cada vez mais, a importância de nós levarmos a Universidade para fora dos seus próprios muros para que ela mostre para a sociedade de modo geral todo o conhecimento que é produzido no seu interior. Ver as pessoas interagindo, descobrindo os projetos de pesquisa e extensão e percebendo o quanto a Universidade é importante é muito gratificante. Então, o Saúde na Praça veio, realmente, mostrar a necessidade de fazermos eventos deste tipo para a nossa sociedade", comentou.

Saudenapraca2

Aprendizados
    A coordenadora de Extensão da UEMG Divinópolis, professora Janaina Visibeli Barros, comentou que o evento cumpriu seu papel e espera realizá-lo em outros espaços da cidade. "Este evento foi o primeiro de muitos que virão. Ele nos permitiu desenvolver alguns aprendizados em relação à realização deste tipo de evento em espaço aberto e foi uma oportunidade muito boa para as universidades cumprirem seu papel social junto à comunidade. Muitos projetos estavam participando com a intenção de buscar pessoas que venham para a UEMG para participar destes projetos, como é o caso do trabalho coordenado pela professora Camila [Brandão]. Outros estavam presentes não enquanto projetos, mas como entidades que existem dentro da Universidade, como foi o caso das Ligas Acadêmicas, que são instâncias estudantis que cumprem atividades de pesquisa, ensino e extensão e que levaram orientações para a comunidade sobre diferentes temáticas", disse. "A gente também esteve envolvido participando da vacinação, que foi um espaço muito bacana de apoio para as atividades da Semusa e que permitiu aos nossos estudantes colocar em prática ensinamentos que eles têm dentro da sala de aula e que estão ligados a projetos de extensão orientados, por exemplo, pela professora Gabriela [Gonçalves] sobre vacinas, que hoje é um tema muito importante para nós, uma preocupação de saúde pública", complementou.

O coordenador de Pesquisa e de Pós-Graduação da Unidade, professor Michael Jackson Oliveira de Andrade, ressaltou: "Juntos, promovemos um encontro de saberes, transformando a praça da Bíblia em espaço de conhecimento e cuidado, unindo a comunidade acadêmica e cívica para impactar vidas e construir um futuro mais saudável para todos".

Saudenapraca4

A professora Camila Fernanda Costa e Cunha Moraes Brandão, chefe do Departamento de Educação Física e coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Metabolismo, Fisiologia e Exercício Físico, vinculado ao Grupo de Estudos em Metabolismo, Fisiologia e Exercício Físico (GEMFE) da Unidade, também comentou sobre a importância do evento: "O Saúde na Praça buscou oferecer várias ações para a população de Divinópolis, destacando as atividades desenvolvidas pelas universidades, proporcionando assistência à população com profissionais especializados e permitindo a aplicação prática dos conhecimentos teóricos e promover as experiências intra e interdisciplinares. Durante o evento, houve a divulgação e esclarecimentos à população sobre o os projetos de pesquisa e extensão e, também, das ações das Universidades".

Saudenapraca3

Confira o vídeo sobre o evento: https://bit.ly/3QEmarH

Confira outras fotos do evento: https://www.instagram.com/p/C6ubdtetNwJ/?img_index=1