Curso de Psicologia lança questionário com o objetivo de acompanhar o percurso dos egressos

Assessoria de Comunicação – UEMG Divinópolis
    Texto: Elvis Gomes | Arte: Diêgo Garcia

O curso de Psicologia da UEMG Divinópolis lançou, nesta semana, um questionário com o objetivo de acompanhar o percurso dos egressos formados na Unidade. O questionário marca o início da implantação da política de egressos do curso, desenvolvida pela Coordenação, pelo Colegiado e pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE).

A coordenadora do curso, professora Michelle Morelo Pereira, destaca o papel da Universidade na formação continuada e no acompanhamento do desempenho profissional e acadêmico dos egressos. “Quando iniciamos esta política de egressos, consideramos o PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional], que menciona que a UEMG, enquanto Universidade pública, tem como responsabilidade não apenas a formação dos nossos estudantes, mas também o acompanhamento dos nossos egressos, como agentes de transformação e produção do conhecimento e executores, de forma adequada, de técnicas e procedimentos”, comenta. “A formação continuada também é papel da Universidade pública. Neste sentido, a UEMG tem um trabalho formativo, e nós, do curso de Psicologia, vamos buscar expandi-lo e aprimorá-lo junto aos nossos egressos. Pretendemos que esta avaliação seja o primeiro passo para o mapeamento anual dos nossos egressos”, completa.

Canal de comunicação

Michelle ressalta que a política de egressos busca criar um canal de comunicação com os profissionais formados pelo curso: “A UEMG Divinópolis está disponível e de portas abertas para que o egresso possa retornar e continuar a sua formação e a sua atualização dentro da Universidade em que ele concluiu a sua graduação”.

Os egressos podem retornar à Universidade de diferentes formas. “Para participar de eventos como ouvintes e palestrantes; em bancas de defesa de TCCs [Trabalhos de Conclusão de Curso]; em cursos, como proponentes, colaboradores e participantes externos; em atividades elaboradas, seja pelo Serviço-Escola de Psicologia (SePsi), pelos docentes ou pelo Centro Acadêmico de Psicologia (CAPsi). Um dos eventos é a Semana de Psicologia, que acontece todo ano e é organizada pelo CA, em parceria com o SePsi e a Coordenação de curso”, acrescenta a professora.

Os egressos também podem participar dos grupos de pesquisa e extensão. “Em alguns casos, a depender também das parcerias com órgãos de fomento de pesquisa e extensão, eles podem retornar com bolsa, junto aos docentes orientadores e que tenham propostas contempladas em editais. Outra possibilidade é retornar como estágio docente, caso o egresso faça algum tipo de pós-graduação, mestrado ou doutorado em outra instituição que permita esta transição e possa realizar este estágio dentro UEMG, em cooperação com a instituição em que ele está cadastrado e vinculado como mestrando ou doutorando”, complementa.

Os egressos também podem retornar nos cursos de extensão e pós-graduação que deverão ser abertos na Unidade: “Temos alguns já disponíveis no site da UEMG e a perspectiva de que ainda este ano seja aprovado o curso pós-graduação em Psicologia Clínica na Unidade Divinópolis, no formato semipresencial. Também temos um mestrado na área de Saúde em elaboração, aguardando avaliação da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior”.

O questionário permanecerá aberto até o dia 1º/7.

CLIQUE AQUI E ACESSE O QUESTIONÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS