Contraste |
| |

    Permutas: a feira de trocas da atualidade

    Lucas Prudente Maciel
    Estudante do 5º período de Jornalismo – UEMG Divinópolis
    Bolsista do Edital PAEx nº 09/2023 (de abril a maio de 2023)
    Orientação: professores Daniela Couto e Reinaldo Maximiano Pereira (Laboratório de Jornalismo e Laboratório Multimídia)


    Com a chegada das novas tecnologias e o advento cada vez maior da internet, novas modalidades de negócios vêm sendo criadas para suprir as necessidades comunitárias. Outras ainda vêm sofrendo alterações para se adaptarem a essas mudanças trazidas pelas redes sociais e pelo mundo digital.

    Por mais que as conhecidas feiras de trocas ainda sejam realizadas por todo o país, inclusive se tornando mais populares a cada dia que passa, uma outra muito parecida ganhou destaque e tem tomado conta das relações de consumo na internet, principalmente entre as pessoas mais famosas e com notoriedade: as chamadas permutas.

    Permutas são uma forma de negociação que promove o intercâmbio de serviços e produtos sem a necessidade de envolver dinheiro na transação. Em vez disso, produtos ou serviços de igual valor são trocados entre as partes.

    Na era digital, as permutas se popularizaram ainda mais. Isso porque aplicativos e redes sociais específicos permitem que as pessoas, empresas e prestadores de serviço encontrem o que precisam e ofereçam em troca seus próprios serviços ou produtos, criando uma relação mais próxima e colaborativa entre os envolvidos. Essa modalidade é benéfica tanto para pessoas físicas quanto para empresas, uma vez que é uma alternativa viável para aquisição de produtos ou serviços sem gerar dívidas. Elas também têm a vantagem de reduzir custos e melhorar a gestão de recursos.

    Atualmente, é normal encontrar, nas redes sociais de “influencers”, propagandas de hotéis, por exemplo, em que eles estão hospedados. Em muitos casos, é uma troca feita entre as empresas e os famosos, que, como o nome diz, permutam sua estadia no hotel pela famosa “publi” do local em seu Instagram. Ou seja, o pagamento não é feito em dinheiro, mas sim em divulgação da empresa para o público.

    As permutas, portanto, se assemelham muito às tradicionais feiras de trocas, já que são uma forma alternativa de negociação que promovem a colaboração e a relação de confiança entre as partes, gerando economia e oportunidades de negócios, além de criar parcerias e negócios a longo prazo, beneficiando, assim, ambos os lados.

    Feira de trocas
    Para retomar os antigos costumes de uma economia sem dinheiro por meio do escambo, a UEMG Divinópolis promoverá, no dia 28 de junho, das 16h às 21h30, no saguão do bloco administrativo da Unidade, a 2ª edição da Feira de Trocas Escambiando: Catira de Saberes, que permite que diferentes pessoas se encontrem para trocar objetos e serviços. Para participar, basta se inscrever através deste link. O evento é aberto à participação da comunidade, e a entrada é gratuita.

    Informações no Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE): sala 703 (bloco 7); telefone/WhatApp: (37) 3229-3597; ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

    © 2025 UEMG