UEMG Divinópolis inaugura obras de manutenção predial do 1º andar do bloco 2

Assessoria de Comunicação – UEMG Divinópolis
    Texto e fotos: Elvis Gomes | Apoio: Paola Morato (estagiária de Jornalismo)

Durante evento que contou com a participação da comunidade acadêmica e externa, a UEMG Divinópolis inaugurou, na segunda-feira (6 de junho), a primeira etapa das obras de manutenção predial iniciadas em dezembro do ano passado na Unidade. Na ocasião, foi realizado o desenlace de fita de inauguração do 1º andar do bloco 2. O evento marcou o retorno à Unidade das turmas dos cursos de Matemática e Serviço Social, que estavam alocadas na Escola Estadual Martin Cyprien desde o início do semestre letivo.

Investimento
    O evento foi aberto pela reitora da UEMG, professora Lavínia Rosa Rodrigues, que destacou o investimento na melhoria das condições de estudo e trabalho na Unidade. “É muito importante ter uma Unidade Acadêmica mais estruturada, renovada. O campus aqui já é muito bonito, e o que nós estamos fazendo é aperfeiçoá-lo, abrindo espaços para que o entorno também possa também fazer parte do dia a dia das nossas alunas, dos nossos alunos, dos nossos docentes e dos nossos técnicos que aqui trabalham. Esta é uma primeira fase. Nós estaremos inaugurando espaço por espaço, porque a construção da Universidade – não só de edifícios – é um processo que se realiza coletivamente, a cada dia. Nós queremos que todos os cursos aqui estejam ainda melhor situados, porque a Universidade tem de ser cada vez maior, cada vez melhor e cada vez mais inclusiva e mais bonita”, comentou.

A reitora enfatizou que as obras foram viabilizadas devido aos recursos recebidos do Governo de Minas Gerais: “Este processo que estamos vivenciando, de recuperação das edificações aqui, com a inauguração que estamos fazendo hoje, e até mesmo a aquisição dos novos equipamentos para os nossos laboratórios ocorrem por conta de um orçamento maior que nós tivemos este ano e que nos deu condições de executarmos os projetos. E isso está vinculado ao apoio que a recebemos do Governo do Estado para que as nossas propostas e os nossos projetos pudessem ser viabilizados”.

Novas inaugurações
    O pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da UEMG, Fernando Antônio França Sette Pinheiro Júnior, anunciou a inauguração de novos espaços na Unidade no segundo semestre e o início de novas obras em 2023. “A gente está entregando esta primeira parte das obras de manutenção predial agora, e a nossa intenção é fazer uma entrega a cada dois meses e, no fim do ano, realizar a entrega final da Unidade, com um campus muito mais moderno. Ainda temos muitas demandas para atender aqui na Unidade Divinópolis, como a quadra poliesportiva e a biblioteca, por exemplo, mas isso a gente vai conquistando aos poucos, a partir do próximo ano. A gente vai ver essa Unidade de novo como um canteiro de obras, com a construção dos novos prédios para atender à comunidade acadêmica”, disse.

A diretora da Unidade, professora Ana Paula Martins Fonseca, também salientou que esta é a primeira de muitas inaugurações que serão realizadas pela Unidade: “Receber de volta os nossos alunos de Serviço Social e Matemática é um prazer enorme. Entregar a eles, à comunidade acadêmica, à cidade e ao Estado uma Universidade nova, com os locais arejados e onde as pessoas possam ter conforto para estudar, faz toda a diferença. Estou muito realizada com esta volta, com esta inauguração, e espero, em breve, estar aqui inaugurando outros espaços que vão agregar muito à vida acadêmica da nossa comunidade”.

Salto de qualidade
    Para o vice-diretor da Unidade, professor André Amorim Martins, a inauguração das obras representa um salto de qualidade. “Começamos com a implantação da gratuidade dos nossos alunos e, depois, trouxemos a questão da Universidade pública e a qualidade do ensino, reformando os projetos pedagógicos dos cursos. Hoje, começamos a sair dessas ideias e a trazer para as estruturas da nossa universidade as novas edificações. Hoje, o futuro que nós temos para a nossa Unidade Divinópolis é muito mais qualificado, muito mais alegre e muito mais interessante”, ressaltou.

Segundo o coordenador de infraestrutura geral do campus, professor Tiago de Morais Faria Novais, a inauguração apresenta dois significados importantes. “O primeiro é prático, de trazer parte das nossas turmas que hoje estão fora do campus e reintegrá-las à Unidade. Ainda faltam as turmas dos cursos de Engenharia, que, em breve, também estarão reintegradas ao campus. E o segundo é simbólico, de que a gente consegue vencer parte dos nossos desafios. É uma reforma bastante desafiadora. Reestruturar fisicamente um campus de 11 mil metros quadrados não é fácil. Entregar um bloco, como a gente já destacou, inaugurado em 1982, na versão 2022, pós-pandemia, com todas as suas particularidades, é uma vitória que precisa ser celebrada.”

Também marcaram presença na inauguração o chefe de gabinete da Reitoria, Raoni Bonato da Rocha; representantes do movimento estudantil da Unidade; os professores Leandro Teles Antunes dos Santos e Adriana Severo Rodrigues, coordenadores, respectivamente, dos cursos de Matemática e Serviço Social; os estudantes Marcos Willian Galdino Sousa e Cynthia Mara Nunes Garcia, representantes, respectivamente, dos cursos de Matemática e Serviço Social; Henrique Gomes Fabrini, Rodrigo Valeriano de Oliveira e Thiago Rodrigues de Melo, representantes da Projet Engenharia e Assessoria Ltda., empresa executora das obras; a superintendente regional de ensino, professora Luiza Amélia Coimbra; o diretor da Escola Estadual Martin Cyprien, professor Carlos Alberto J. dos Santos; e a diretora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Campus Centro-Oeste Dona Lindu, professora Hérica de Lima Santos. O evento foi abrilhantado com a apresentação musical do saxofonista Ismael Costa.

Confira outras fotos do evento: https://bit.ly/3tkD7Mj