História da UEMG Cláudio

A Prefeitura Municipal de Cláudio em parceria com a FUNEDI - Fundação Educacional de Divinópolis, atendendo a um grande ensejo dos munícipes, de haver em Cláudio uma instituição de ensino superior que atendesse tanto ao Município bem como as cidades vizinhas, implantaram em agosto de 2001 duas IES: a FACIG e o ISEC que funcionaram em prédio escolar público de Cláudio até o final de 2004. Em 2005 se estabeleceram em prédio próprio, construído também em parceria entre a Prefeitura Municipal de Cláudio e a FUNEDI, onde estão até hoje.

A FACIG – Faculdade de Ciências Gerenciais foi o resultado da identificação das demandas locais das indústrias de fundidos e comércio, levando-se ainda em conta a situação de Cláudio como polo na América Latina em fundição artesanal de ferro e alumínio. A FACIG oferece hoje os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social e procura atingir metas voltadas paras as técnicas de gestão e ação social de forma a permitir maior competitividade, geração de empregos e melhoria nas relações sociais.

O ISEC – Instituto Superior de Educação de Cláudio cumpre seu papel como centro formador, disseminador e produtor do conhecimento referente ao processo de ensino e aprendizagem e à educação escolar como um todo, destinado a promover a formação geral do futuro professor da educação básica, oferecendo o curso de Pedagogia.