Confira o que rolou na II Semana de Pesquisa e Extensão

02d9f09b 317a 4963 9208 02a5948d61c0

Vinculada ao 21° Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, aconteceu de 21 a 23 de outubro a II Semana de Pesquisa e Extensão da UEMG Abaeté. Organizada pelo coordenador de pesquisa e extensão da unidade, Professor João Paulo Galvão dos Santos, pelo professor Kaio Adriano Batista Fidelis, pelos bolsistas de extensão da unidade Isabela Borges Ferreira, Lucas José dos Reis, Micaela Romualda da Silva, pelos estagiários Jéssica Carvalho da Silva e Yuri Aguiar Corrêa e pela secretária acadêmica Raquel Cristina Oliveira Vargas, Josiel Rodrigues da Costa, a semana foi composta de diversas atividades.

No dia 21 de outubro, após a cerimônia de abertura que contou com a participação do coordenador de pesquisa e extensão e do diretor da unidade, Professor Anselmo Sebastião Botelho, ocorreu a apresentação e avaliação dos projetos de extensão em execução na unidade. Em sequência da apresentação dos bolsistas, professores da unidade arguiram os alunos e colocaram questões para debate. Entre os temas abordados pelos projetos estiveram os direitos humanos na escola, cinema e tecnologia, microempreendedorismo e apoio contábil e fiscal aos pequenos negócios. Ainda no dia 21 de outubro aconteceram os grupos de trabalhos (GTs) temáticos que contaram com a apresentação de trabalhos de alunos da unidade Abaeté, unidade Ituiutaba e do CEFET-MG e com a discussão promovida pelos professores da unidade. Foram abordados os direitos humanos, a formação profissional de assistentes sociais e a política de assistência social, finanças públicas e questões tributárias, contabilidade, controladoria e finanças, empreendedorismo, cooperativismo e desenvolvimento local e gestão e administração da produção e de materiais.

No dia 22 de outubro houve a apresentação da conferencista Juliana Moraes, professora da Fundação Universidade Regional de Blumenau e pós-doutora em história. Com o título “A extensão na Conferência Regional de Blumenau e os Direitos Humanos: o exemplo do projeto Juventude, Direitos Humanos e Inclusão Social” a conferência contou com o debate dos professores e alunos da unidade, de modo a aproximar a realidade de Blumenau e Abaeté, ressaltando a importância do envolvimento dialógico entre universidade e comunidade na extensão, com destaque conferido a questão dos direitos da juventude.

No dia 23 de outubro, aconteceu a conferência de Maria Isabel Antunes Rocha, professora da Universidade Federal de Minas Gerais, representante da Pró-reitoria de extensão da UFMG e doutora em Educação. Com o título “Extensão universitária e seus desafios” a professora Maria Isabel tratou de assuntos importantes referentes à extensão universitária, apontando os desafios no contexto de sua prática.

Com o envolvimento de toda comunidade acadêmica, o evento demonstrou sua importância para a história da unidade e para a ampliação e fortalecimento da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como dever da universidade pública.