A UEMG unidade Abaeté recebeu do legislativo municipal, no dia 11 de novembro de 2019, uma homenagem pelos 30 anos de sua existência. A solenidade contou com a presença de membros da comunidade acadêmica; vereadores/as, prefeito e secretários municipais, magistrada e o promotor da comarca e empresários parceiros da Unidade Acadêmica.
No início da solenidade, a Câmara Municipal de Abaeté concedeu a moção congratulatória à UEMG por meio da unidade Abaeté.
Na ocasião, o diretor acadêmico da unidade, professor Anselmo Sebastião Botelho contou ohistórico da UEMG, em especial sua vinda o município, bem como o processo de estadualização e a consequente criação da Unidade Abaeté. Ressaltou a importância da universidade pública como promotora de ensino público, gratuito de qualidade, o papel da extensão e da pesquisa para a região e o Estado, englobando seus desdobramentos no desenvolvimento social, humano e econômico.
A segunda parte do evento contou com a homenagem aos amigos da UEMG/unidade Abaeté, aos trabalhadores/as pioneiros da universidade e ao prefeito da época que possibilitou que a Universidade se instalasse no município.
A secretaria municipal de educação, Ivanete Soares de Souza Lima Zica, ressaltou a importância da educação e da Universidade para a região, endossada pela fala de vereadores nessa mesma direção. Ressaltaram a importância de crescimento e de valorização da UEMG para o Estado de Minas Gerais e, especificamente, para a região.
A solenidade encerrou-se ainda, com o manifesto desejo e a necessidade de ampliação dos serviços oferecidos à comunidade pela Unidade Acadêmica de Abaeté, no sentido de oferecimento de mais cursos de graduação e pós-graduação.