Teve início nesta segunda-feira (13/5) o período de inscrições para as chapas que disputarão os cargos de diretor(a) e vice-diretor(a) das unidades acadêmicas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O processo eleitoral, que contempla unidades como Divinópolis, Leopoldina, Ubá e Abaeté, segue cronograma aprovado pelo Conselho Universitário e detalhado em edital específico.
Acesse a área do Processo Eleitoral
As inscrições poderão ser feitas até as 18h do dia 15 de maio, por meio de formulário eletrônico disponível no site oficial do processo eleitoral. No ato da inscrição, é obrigatório o envio dos dados pessoais dos candidatos e do plano de gestão da chapa.
A condução do processo está sob responsabilidade de duas instâncias: a Comissão Eleitoral Central e as Comissões Eleitorais Locais. Atuando de forma integrada, elas têm a missão de assegurar o cumprimento das normas, a transparência do pleito e a equidade entre os concorrentes. Entre as atribuições da Comissão Central estão a homologação das inscrições, o sorteio da ordem das chapas na cédula de votação e a divulgação das listas de eleitores aptos.
O colégio eleitoral é composto por docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes regularmente matriculados e com frequência comprovada, incluindo aqueles vinculados a cursos na modalidade de ensino a distância. A votação será realizada de forma online, no dia 3 de junho, das 9h às 19h30, com acesso liberado exclusivamente para os eleitores cadastrados.
Todas as etapas do processo, incluindo a divulgação dos resultados, serão publicadas na área dedicada ao processo eleitoral no site da Universidade. O cronograma completo, os critérios de elegibilidade e as regras de participação constam nos editais publicados aqui.