Contraste |
| |

    INGRESSO 2021

    DÚVIDAS FREQUENTES

      Para pesquisar por termos, use a função de
       busca
    padrão de seu navegador. Chrome: (Ctrl + F)   

      


    DÚVIDAS GERAIS


    DÚVIDAS POR CATEGORIA
    (Convocação; Inclusão Regional; Inscrição; Matrícula; Processo Próprio UEMG; Procan; SiSU)


     

    Podem participar do Processo Seletivo 2021 da UEMG somente candidatos(as) que fizeram o Enem?

    A UEMG aderiu 100% ao ENEM como forma de seleção. Os cursos de graduação serão ofertados por meio de:

    • Processo seletivo do Sistema de Seleção Unificado – SiSU, com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2020;
    • Processo seletivo com base no melhor resultado obtido pelos estudantes nas edições 2018, 2019 e 2020 do ENEM;
    • Exclusivamente para os candidatos aos cursos de MÚSICA, será utilizado o melhor resultado obtido nas edições de 2018 a 2020 do ENEM, além da realização de PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS.


    Posso me inscrever nas duas entradas que compõem o Processo Seletivo 2021 da UEMG (o SiSU e sistema próprio da Universidade)? E se eu passar nos dois, como devo proceder?

    Você pode concorrer em todos os processos seletivos da UEMG. Se houver aprovação nos dois processos seletivos, para cursos diferentes, você deverá escolher um deles no ato de matrícula. Caso seja aprovada nos dois processos seletivos para o mesmo curso, será validada a matrícula que ocorrer primeiro. 


    O resultado do ENEM 2020 está previsto para o final de março e eu não fiz o Enem dos anos anteriores. Como as inscrições da UEMG ocorrem em fevereiro, dará tempo de usar minha nota do ENEM 2020?

    A classificação dos candidatos pelo processo seletivo da UEMG ocorrerá após a divulgação do resultado do ENEM 2020. Dessa forma, você poderá realizar a inscrição em fevereiro, mesmo ainda não sabendo sua nota. A UEMG utilizará o número do CPF para consultar junto ao INEP a nota do(a) candidato(a) no ENEM.


    Quem foi “treineiro(a)” no ENEM 2019, mas acaba de concluir o Ensino Médio, poderá concorrer às vagas com a sua nota daquele ano?

    Considerando que o INEP não distingue participantes treineiros ou não, todas as notas serão aceitas para o processo seletivo da UEMG.


    Como é o sistema de inscrição da UEMG via notas do ENEM?

    O processo seletivo por notas do ENEM contará com um sistema próprio de inscrição do(a) candidato(a), em que este(a) indicará seus dados pessoais, bem como o curso que pretende concorrer. Para participar, o(a) candidato(a) deverá ter realizado pelo menos uma das três últimas edições do ENEM e não ter zerado a redação. Todos os prazos e procedimentos constam em edital publicado no site http://uemg.br/ingresso2021


    CONVOCAÇÃO | Estou como “suplente” na lista; devo realizar a matrícula?

    Sim. O(A) candidato(a) suplente na lista de convocação deverá realizar a entrega da documentação de matrícula, conforme orienta o edital. Se houver desistência de candidatos classificados ou algum deles deixar de se matricular, a vaga poderá ser ocupada pelo(a) candidato(a) suplente que entregou a documentação, seguindo a ordem decrescente de notas.


    INCLUSÃO REGIONAL | Como funciona?

    O programa de Inclusão Regional foi estabelecido conforme disposto na Resolução CONUN/UEMG Nº 474, de 27/11/2020, e se constitui na destinação de 20% (vinte por cento) das vagas de todos os cursos de graduação a candidatos(as) que residem em Minas Gerais e que cursaram integralmente o Ensino Médio em instituições de ensino públicas das redes municipal, estadual e federal, situadas no estado de Minas Gerais.


    INCLUSÃO REGIONAL | Esta modalidade será válida para os dois tipos de entradaque compõem o Processo Seletivo 2021 da UEMG?

    A Inclusão regional será aplicada no processo seletivo próprio da UEMG, por meio das notas do ENEM, para todos os cursos de graduação da Universidade. Para se candidatar à inclusão regional, o(a) candidato(a) deve selecionar essa modalidade no ato de inscrição e anexar a documentação necessária, nos termos do Anexo I do Edital.


    INCLUSÃO REGIONAL | Quais são os documentos comprobatórios desta modalidade e para qual e-mail devo enviá-los?

    Para comprovar que reside no estado de Minas Gerais:

    1. Comprovante de endereço em nome do(a) candidato(a), acompanhado de RG e CPF; OU
    2. Em caso de menores de idade, comprovante de endereço em nome do(a) responsável legal, acompanhada da Certidão de Nascimento ou de documento oficial de guarda ou adoção de menor.

    Para comprovar que estudou integralmente o Ensino Médio em escolas públicas estaduais ou municipais do estado de Minas Gerais:

    1. Declaração(ões) da(s) instuição(ões) de Ensino em que o(a) candidato(a) cursou o Ensino Médio, na(s) qual(is) conste(m) o(s) município(s) da(s) referida(s) instuição(ões) OU
    2. Histórico Escolar, caso este documento contenha expressamente o(s) município(s) da(s) escola(s) em que o(a) candidato(a) cursou o Ensino Médio.



    INCLUSÃO REGIONAL | O que seria um comprovante de endereço que contenha o número do RG e CPF?

    Nos termos do Edital, o(a) candidato(a) deverá apresentar comprovante de endereço em seu nome, acompanhado de RG e CPF. Ou seja, o comprovante de endereço deve conter o nome do(a) candidato(a) e seu endereço residencial. Além disso, o(a) candidato(a) deverá anexar, também, uma cópia do seu RG e do seu CPF.


    INCLUSÃO REGIONAL | O que uso como comprovante de endereço, sendo que ainda moro com meus pais e tenho mais de 18
    anos?

    Você pode apresentar qualquer boleto ou fatura em seu nome, desde que contenha o endereço residencial completo e cópia do RG e do CPF. 
    Caso não tenha esse documento, recomendamos que solicite a mudança de um dos comprovantes de endereço para o seu nome. Esse procedimento pode ser feito pela internet no site das empresas prestadoras de serviço.
    Uma última opção seria apresentar o comprovante no nome da mãe ou do pai, acompanhada de uma declaração escrita e assinada por ela(e) de que você reside no endereço especificado no comprovante, além de uma cópia da sua certidão de nascimento ou do RG e CPF.


    INCLUSÃO REGIONAL | Marquei esta opção, mas a cidade onde cursei o Ensino Médio não fica no estado de Minas Gerais. É possível alterar a marcação?

    Até o último dia de inscrição é possível realizar alteração nos dados cadastrais (exceto CPF), na escolha de Unidade e curso-turno de interesse, e na modalidade e categoria de inscrição, bem como incluir e excluir documentos.


    INCLUSÃO REGIONAL | O que acontece com quem tiver a documentação indeferida?

    O deferimento do pedido de Inclusão Regional dependerá da validação da documentação apresentada pelo(a) candidato(a) no ato de inscrição. Sendo o pedido deferido, o(a) candidato(a) será classificado(a) para a Unidade, Curso e Turno de seu interesse, e dentro do número de vagas reservadas para a inclusão regional. Sendo o pedido indeferido, o(a) candidato(a) será automaticamente remanejado(a) para a modalidade de ampla concorrência e será classificado(a) por meio da lista geral de candidatos.


    INCLUSÃO REGIONAL | Como faço para enviar documentos pendentes?

    Gentileza verificar os procedimentos:

    Para incluir arquivo você deve preencher o nome do documento, clicar em “novo arquivo” e selecionar o arquivo correspondente. Feito isso, clique em “anexar” e seu arquivo aparecerá na lista de documentos anexados, logo abaixo.


    INCLUSÃO REGIONAL | O que devo escrever no recurso caso meu pedido tenha sido indeferido? Posso corrigir o documento enviado?

    No recurso, o(a) candidato(a) deverá apresentar argumentação baseada nos documentos apresentados e nos termos do Edital, solicitando revisão. Poderá também ser incluído documento complementar ou corrigir o documento invalidado pela Banca.


    INSCRIÇÃO | Depois de feita, posso alterá-la?

    Nos termos do Edital, item 4.4, dentro dos prazos estabelecidos, o candidato poderá alterar os dados cadastrais (exceto o número do CPF), a opção de Unidade e curso-turno e a modalidade e categoria de inscrição, bem como incluir e excluir documentos em sua área de inscrição, até o último dia de inscrição. Após a data, não será permitida nenhuma alteração nos dados ou na documentação enviada.


    INSCRIÇÃO | É possível modificar dados socioeconômicos que tenham sido preenchidos de forma errada?

    Erros nos dados do questionário socioeconômico poderão ser corrigidos no ato da matrícula, caso o(a) candidato(a) seja classificado(a). 


    INSCRIÇÃO | Fiz minha inscrição no site e vi que não tem nenhuma confirmação para concluir tudo. É assim mesmo?

    A indicação "REALIZADA” para o Curso/Modalidade e Questionário Socioeconômico, no menu lateral, confirma sua inscrição. Já o campo de documentação continua aberto para que o candidato possa incluir e excluir documentos até o último dia de inscrição.


    INSCRIÇÃO | Estou com problemas, pois o curso aparece como pendente e não consigo ir adiante. O que faço?

    A inscrição é feita por etapas e devem ser preenchidas com atenção. Na área do candidato, ao lado esquerdo aparecerá um Menu com todas as etapas. Ao finalizar uma etapa, automaticamente o(a) candidato(a) é direcionado(a) para a etapa seguinte. As etapas pendentes ficam sinalizadas no Menu, assim como as etapas finalizadas. A inscrição estará finalizada após concluídas todas as etapas.


    INSCRIÇÃO | Quais documentos preciso apresentar no ato da inscrição?

    Para RESERVA DE VAGAS - CATEGORIA I: candidato declarado Negro - Preto ou Pardo (Anexo I tem 5)
    - Comprovação de estudo do Ensino Médio integralmente em Escola Pública (Anexo I item 2);
    - Comprovação de renda familiar per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo (Anexo I item 3).

    Para RESERVA DE VAGAS - CATEGORIA II: candidato declarado Quilombola (Anexo I tem 6)
    - Comprovação de estudo do Ensino Médio integralmente em Escola Pública (Anexo I item 2);
    - Comprovação de renda familiar per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo (Anexo I item 3).

    Para RESERVA DE VAGAS - CATEGORIA III: candidato declarado Indígena (Anexo I tem 7)
    - Comprovação de estudo do Ensino Médio integralmente em Escola Pública (Anexo I item 2);
    - Comprovação de renda familiar per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo (Anexo I item 3).

    Para RESERVA DE VAGAS - CATEGORIA IV: candidato declarado Cigano (Anexo I tem 8)
    - Comprovação de estudo do Ensino Médio integralmente em Escola Pública (Anexo I item 2);
    - Comprovação de renda familiar per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo (Anexo I item 3).

    Para RESERVA DE VAGAS - CATEGORIA V: egressos(as)de escola pública
    - Comprovação de estudo do Ensino Médio integralmente em Escola Pública (Anexo I item 2);
    - Comprovação de renda familiar per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo (Anexo I item 3).

    Para RESERVA DE VAGAS - CATEGORIA VI: pessoa com deficiência
    - Comprovação de atendimento à condição de Pessoa com Deficiência (Anexo I tem 4).

    Para INCLUSÃO REGIONAL
    - Documentação do Anexo I item 9.

    Para AMPLA CONCORRÊNCIA
    - Nenhuma documentação.

    INSCRIÇÃO | Como faço para utilizar os formulários do Edital?

    Você pode utilizar o modelo indicado no Anexo I do Edital da forma que for melhor para você:
    Copiar o texto do modelo do Edital e colar em arquivo word, depois formata, preenche, imprime, assina, digitaliza em PDF e anexa na área do candidato.
    Escrever em arquivo word conforme o modelo do Edital, depois imprime, assina, digitaliza em PDF e anexa na área do candidato.
    Escrito de próprio punho conforme o modelo do Edital, assina, digitaliza em PDF e anexa na área do candidato.
    Você também pode fazer uma foto do documento, após assinado, e transformar em PDF em site gratuito da internet: https://www.ilovepdf.com/pt/jpg_para_pdf ou https://smallpdf.com/pt/jpg-para-pdf, por exemplo.


    INSCRIÇÃO | Como faço para conseguir as assinaturas da Associação Estadual Cultural de Direito e Defesa do Povo Cigano?

    Entre em contato com a Associação pelos telefones (31) 9 99753139 e (31) 9 9921-8234, ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


    MATRÍCULA | É permitido apresentar o e-título (título online) no ato da matrícula? Ou, caso eu não consiga tirar em tempo hábil uma segunda via do documento impresso, o que devo apresentar?

    Sim, você poderá apresentar o título digital. Para isso, faça um print da tela do aplicativo do e-título mostrando nome, nº do título, zona e seção. Você também poderá emitir a certidão de quitação eleitoral no aplicativo ou pelo site do TRE.


    PROCESSO PRÓPRIO UEMG | O sistema de inscrição está com erro, o que fazer?

    Sugerimos que você tente as seguintes ações:

    - Realize o acesso em outro navegador;

    - Realize o acesso em outro computador;

    - Realize o acesso através de outra conexão com a Internet.

    Considerando o grande número de acessos simultâneos e do volume de upload da conexão do usuário e do nível de congestionamento do servidor, o tempo limite de envio pode ser esgotado. Neste caso, recomenda-se realizar o upload através de uma conexão mais rápida ou em horários menos congestionados. 


    PROCAN | Para quais cursos vale o Programa de Reserva de Vagas da UEMG?

    O Programa de Reserva de Vagas (PROCAN) é aplicado nas vagas de todos os cursos de graduação. Para se candidatar, o(a) candidato(a) deve selecionar essa modalidade no ato de inscrição, escolher uma das categorias de reserva de vagas e anexar a documentação necessária para comprovar que atende às condições exigidas para a categoria escolhida, nos termos do Anexo I do Edital ENEM-UEMG 2021.


    PROCAN | Como serão avaliadas as solicitações de reserva de vagas? Quem tiver o pedido indeferido, é desclassificado do processo seletivo?

    O(A) candidato(a) que tiver o pedido deferido será classificado(a) para a Unidade, curso e turno de interesse, dentro do número de vagas reservadas para a categoria para a qual está concorrendo. O(A) candidato(a) que tiver seu pedido indeferido será automaticamente remanejado para a modalidade de ampla concorrência e será classificado(a) por meio da lista geral de candidatos.


    PROCAN | O procedimento de heteroidentificação é somente presencial? Eu moro a mais de 1000 km da unidade da UEMG e, em tempo de pandemia, fica muito complicada a locomoção.

    A heteroidentificação ocorrerá em data, horário e local estabelecidos pela UEMG. A Comissão Central de Heteroidentificação está trabalhando na organização das Bancas de avaliação e articulando a melhor forma de atender os(as) candidatos(as), dado o contexto da pandemia e sua localização geográfica.

     

    PROCAN | 13º e férias, constantes em contracheque, entram na soma total da renda (Anexo I)? 

    O Edital trata de Renda Familiar Mensal. A renda bruta ou salário bruto não inclui os benefícios ou os descontos.


    PROCAN | Contracheques dos últimos 3 meses do meu esposo trazemvalores diferentes para cada mês; com qual valor devo preencher o formulário III?

    No item 10 do ANEXO III do Edital ENEM-UEMG 2021 é possível consultar os parâmetros utilizados para a avaliação da renda familiar per capita. Para definir a renda de cada pessoa, deve-se somar os valores dos últimos três meses e dividi-los por três: essa será a média a ser lançada na DECLARAÇÃO DE COMPOSIÇÃO FAMILIAR E RENDA PER CAPITA.


    SiSU | Por que os cursos da escola de Música não aparecem como opção no site do SISU?

    Não se aplicam ao SiSU os cursos que exigem provas de habilidades específicas. O processo seletivo de Música será realizado com base no melhor resultado obtido pelos(as) estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio, nas edições de 2018, 2019 e 2020, e na realização das Provas de Habilidades Específicas, conforme EDITAL ENEM-UEMG 2021.

     

    © 2021 UEMG

    Search

    ...