A mestranda em Artes Patrícia Montrezol Brandstatter convida para a defesa de sua dissertação, intitulada O verso que move a pintura: Exercícios de admiração para “O livro dos jardins” de Ana Martins Marques, no dia 13 de fevereiro, às 17h, na Galeria de Arte Manoel Macedo (Rua Lima Duarte, nº 158, Bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte/MG).
COMISSÃO EXAMINADORA | Profa. Dra. Cláudia Araújo Garcia (Orientadora/Presidente da Banca); Profa. Dra. Juliana Silveira Mafra (Examinadora Interna); Profa. Dra. Tânia de Castro Araújo (Examinadora Externa)
Resumo: A intersecção entre pintura e poesia é observada desde o surgimento da cultura escrita, por pintores que buscam inspiração em temas literários e poetas que delineiam imagens com palavras. Este estudo parte dessa premissa e concentra-se na primeira edição de "O livro dos jardins" (2019) da poeta Ana Martins Marques para investigar a relação entre expressão poética e pintura, a partir da criação de imagens mobilizadas por 13 dos 21 poemas que compõem a obra.
A formação de imagens é discutida de maneira sucinta, fundamentando-se em teorias de poetas e filósofos que defendem a conexão entre o pensamento e a visualidade. O método de aproximação inicia-se com uma imersão temática ligada ao objeto de estudo e, combinando literatura comparada e prática pictórica reflexiva, acaba por revelar que cada poema sugere constelações de imagens, despertando múltiplas camadas de apreciação.
A pesquisa também investiga, por meio da análise de obras de outros poetas, artistas visuais e jardineiros, como a materialidade da linguagem poética pode ser comparável à da pintura e à dos jardins, buscando uma ressonância sensorial semelhante entre essas três formas de arte. Refletindo sobre a influência destas linguagens em sua prática artística, a autora desenvolve suas pinturas como "exercícios de admiração", expressão inspirada em livro de Emil Cioran que reúne artigos e prefácios sobre outros escritores que despertaram seu interesse, seja por harmonia ou contraste. Este procedimento se assemelha à maneira como a poeta elabora a série de poemas na segunda parte de sua obra, onde homenageia outras poetas. Como resultado desta interação, produziu-se um ensaio visual composto por 26 imagens.