Nota do Conselho Universitário sobre a oferta de vagas para turmas com ingresso em 2021

O Conselho Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais (CONUN-UEMG), reunido em 16 de dezembro/2020, aprovou o parecer que regulamenta a oferta de vagas para turmas com ingresso em 2021. O estudo, elaborado por comissão auxiliar do CONUN, indicou procedimentos e sugestões para elevar a ocupação de cursos de graduação da universidade, no esforço de ampliar a oferta de novas turmas e de novos cursos.

Visando à melhoria das condições de ofertas dos cursos, os conselheiros deliberaram que a composição de matrículas, por turma, deve se limitar a 40 vagas. Também foi aprovado que as unidades acadêmicas deverão promover estudos para oferecer turmas em horários ainda não contemplados com essa oferta.

A publicação desta nota busca elucidar as informações distorcidas, que conspurcam a trajetória de nossa Universidade, que vem, ao longo de sua história, ampliando a inclusão de estudantes, em sua maioria egressos de escolas públicas, por meio da política de reserva de vagas. Para o processo seletivo de 2021, além da reserva de vagas para candidatos declarados negros, quilombolas, indígenas, ciganos e para pessoas com deficiência, o CONUN aprovou a inclusão da categoria egresso de escolas públicas das redes estadual ou municipal de Minas Gerais, como forma de garantir o caráter regional das Unidades Acadêmicas.

O CONUN/UEMG repudia as manifestações inverídicas sobre a UEMG, posto que nenhuma decisão havia sido tomada para fechamento de cursos. Ao contrário, foi aprovada a abertura de novos cursos, o que eleva a expectativa de um número maior de vagas para 2021. O CONUN/UEMG reitera a sua posição em defesa da educação superior pública, gratuita e de qualidade e o compromisso da Universidade com o desenvolvimento regional, a sustentabilidade e a inclusão social.

Belo Horizonte, 16 de dezembro, 2020

Lavínia Rosa Rodrigues