Acessibilidade nos livros digitais da Editora UEMG: uma iniciativa por uma ciência mais inclusiva e democrática
O Brasil já conta com ampla legislação para amparar os direitos das pessoas com deficiência. No país, a proteção dos direitos desse grupo da população está prevista em diversos instrumentos jurídicos, entre os quais podemos destacar a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (promulgada em 2009) e a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015). Tais instrumentos preveem, inclusive, diretrizes para garantir às pessoas com deficiência o direito de acesso à leitura, à informação e à comunicação.
Portanto, tendo em vista o desejo de promover uma ciência para todos, inclusiva e aberta para a transformação, a acessibilidade em livros é uma pauta urgente e deve ser considerada por toda instituição que se proponha a atuar em prol da democratização do conhecimento.
Assim, neste 27º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, a Editora UEMG divulga seus livros digitais 100% acessíveis, produzidos e publicados, em parceria com o SciELO Livros, no formato ePub.
Os livros 100% acessíveis têm como objetivo a inclusão de pessoas com deficiência. Para isso, contam, entre outros, com recursos como: navegação por atalhos; sumários hiperlinkados; suporte em diferentes idiomas; ferramentas para ajuste de contraste de cores, de tamanho de fontes e de espaçamento entre linhas; compatibilidade com leitores de tela; e descrições alternativas para imagens.
A iniciativa da Editora UEMG demonstra o compromisso institucional da Universidade com uma ciência para todos e vem se destacando no contexto da edição de livros acadêmicos por seu ineditismo em âmbito nacional, especialmente se considerado o contexto de um mercado editorial que muitas vezes desconsidera a adoção de práticas mais inclusivas.
Atualmente, a Editora já possui com dez títulos que contam os recursos essenciais para a acessibilidade de pessoas com deficiência, publicados na plataforma SciELO Livros (https://books.scielo.org/editorauemg/), e tem a perspectiva de seguir ampliando esse catálogo de livros 100% acessíveis.
Confira a seguir quais são esses títulos e compartilhe essas informações com amigos, colegas e pesquisadores para que cada vez mais pessoas entendam a importância da acessibilidade em livros digitais!