Disponibilizada 1ª dissertação de mestrado sobre o NIT/UEMG

Defendida no final de 2020, a dissertação “Proposição de um modelo de gestão do processo de transferência de tecnologia para o Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia da Universidade do Estado de Minas Gerais”, está agora disponível para acesso de todos os interessados.

Vinculada ao Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, da Unidade Acadêmica de Passos, essa pesquisa foi desenvolvida por Júlia Marçoni Gonçalves Silva, sob a orientação do professor João Paulo Leonardo de Oliveira.

O NIT/UEMG é o órgão responsável pela proteção legal ao conhecimento inovador desenvolvido pela Universidade e sua consequente transferência para a comunidade, em forma de ações sociais, esportivas, tecnológicas, artísticas, culturais e humanas. A dissertação teve como objetivo geral propor um modelo de gestão, com eficácia e objetividade, no processo de transferência de tecnologia a ser efetuado pelo referido Núcleo. Trata-se de pesquisa qualitativa, de abordagem exploratória, na qual foram entrevistados membros do próprio NIT/UEMG, bem como dos NITs da Universidade de São Paulo, Universidade Federal de São Carlos, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal de Minas Gerais.

Conforme dados da pesquisa, “[...] apesar de seus 9 anos de existência (contados de sua institucionalização), o setor encontra-se em uma fase de amadurecimento e aproximação da comunidade acadêmica, priorizando três iniciativas: a) Reformulação da Política de Inovação da UEMG e o Regimento Interno; b) Implementação dos escritórios/pontos focais nas Unidades da UEMG com vistas ao adequado atendimento de toda comunidade acadêmica, e c) Capacitação da comunidade acadêmica quanto à Propriedade Intelectual e a Inovação [...]”.

A banca examinadora foi composta pela professora Dra. Daniela Maria Rocco Carneiro (Coordenadora Geral do NIT/UEMG e Professora da Faculdade de Políticas Públicas/UEMG) e pela Profa. Dra. Flávia Oliveira do Prado Vicentin (Agente de Inovação junto ao Polo Ribeirão Preto e Bauru da Agência USP de Inovação - Universidade de São Paulo), cuja defesa ocorreu virtualmente em 23 de novembro de 2020.

Segundo a Profa. Daniela Rocco, “trabalhos como esses prestigiam nossa Universidade e proporcionam mais entendimento e visibilidade aos processos comuns aos NITs. No nosso caso, essa é a primeira dissertação de mestrado sobre o NIT/UEMG e o modelo proposto pela Júlia Marçoni, que inclusive foi bolsista do NIT entre 2017 e 2019, muito pode auxiliar nossos processos de gestão, cumprindo, assim, com um dos objetivos de Mestrados tipicamente profissionais, como a aplicação mais prática do conhecimento científico”.

UEMG

Belo Horizonte - MG