NIT/UEMG 10 anos: conheça o Núcleo de Inovação da sua Universidade

Em 2020 foi publicado o Decreto 48.046, no qual estabelece as finalidades, competências e descrições das unidades administrativas da UEMG. Dentre elas, cabe destacar o Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia (NIT/UEMG), que está subordinado, administrativamente, à Reitoria e, tecnicamente, ao seu Conselho Diretor, sendo assim configurado como “Unidade de Atividade Estratégica”.

O Núcleo é responsável pela condução dos processos de proteção legal das criações intelectuais desenvolvidas no âmbito da Universidade, contribuindo para o desenvolvimento dos processos de inovação tecnológica e zelando pela Política de Inovação da Instituição.

Com sede na Escola de Design, conforme Resolução CONUN UEMG 239/2011, a equipe do NIT/UEMG atende todas as Unidades Acadêmicas da Universidade. Em função da pandemia provocada pela COVID-19, o Núcleo tem recebido demandas por meio do endereço eletrônico (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), realizando reuniões on-line junto à comunidade acadêmica e outros atores do sistema de inovação mineiro.

Importante salientar que os (as) docentes, os (as) discentes e os (as) servidoras (es) técnico-administrativos deverão comunicar ao NIT/UEMG suas criações, obrigando-se, na defesa do interesse da UEMG, a manterem a sua confidencialidade e a fornecerem informações ao NIT/UEMG, como forma de viabilizar o processo de solicitação da proteção e de transferência do conhecimento.

Neste ano, o Núcleo completará 10 anos e está sendo programada uma série de ações comemorativas, cujo objetivo é estimular a cultura da inovação e da propriedade intelectual no âmbito da UEMG, viabilizando a transferência de tecnologia por ela desenvolvida e gerando valor para a sociedade, missão institucional do NIT.

SAIBA MAIS SOBRE O NIT/UEMG:

EQUIPE:

Coordenação Geral