Contraste |
| |

    Alunos da Escola de Música da UEMG são premiados pela Funarte

    Do site CorpusLab

    Os estudantes de iniciação científica Emanuel Schuchter e Igor Tolentino foram premiados pela FUNARTE por meio da oficina Estratégias e ideias para o ensino de música com meios digitais: Ensino Fundamental I (https://abre.ai/clUx). Ambos estudantes do curso Licenciatura em Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, e são orientados pelo professor Luiz Naveda.

    O edital Funarte Arte em Toda Parte premiou oficinas em vídeo que estimulem as práticas e o pensamento direcionados a artes visuais, circo, dança, teatro e música. A oficina criada pelos orientandos sugere estratégias de dinâmicas pedagógicas para ensino musical no nível fundamental, através de ferramentas digitais acessíveis e gratuitas.

    fotofunarte

    Dividida em 5 módulos com um  percurso não-sequencial (apresentação e 4 módulos de conteúdo), os vídeos desta oficina apresentam estratégias, exemplos de aulas e ideias de avaliação pedagógica, que estão divididos nos seguintes tópicos: Apresentação; Modulo 1: Conceitos Musicais Básicos; Módulo 2: Práticas Musicais; Módulo 3: Práticas interdisciplinares e Módulo 4: Exemplos Livres. Além disso, foi construída uma referência on-line, dispondo com uma tabela de ferramentas, aulas e conceitos para referência na preparação de sua dinâmica de ensino musical, mencionadas durante o vídeo.
    WhatsApp Image 2021 03 15 at 10.56.53 1

    Os conteúdos desta oficina foram preparados com base nas Competências específicas e Habilidades do Ensino Fundamental I (1º o 5º ano) da BNCC. Dessa forma, são explorados os objetos do conhecimento: Contexto e práticas, Elementos da linguagem, Materialidades, Notação e registro musical e Processos de criação.

    Este trabalho responde às necessidades e interesses sobre as tecnologias e suas aplicações em instituições educativas, devido às novas realidades educacionais e devido aos impactos da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. O público alvo são os professores do Ensino Fundamental I e demais interessados.

    © 2021 UEMG