Contraste |
| |

    Lançado novo número da Revista Engenharia de Interesse Social

    Por Breno Eustáquio
    Comunicação UEMG Unidade João Monlevade


    Acaba de ser publicada a mais nova edição da Revista Engenharia de Interesse Social (REIS), periódico científico produzido por professores da Uemg Unidade Monlevade. Neste número, a novidade é o dossiê temático: “No meio do caminho, o rejeito: as problemáticas da mineração no contexto das catástrofes de Mariana e Brumadinho”.

    A publicação conta com diferentes textos que abordam temas relacionados à questão, além de dar destaque, no texto de apresentação, à fundamental atuação de movimentos sociais que têm atuado na defesa dos atingidos pela mineração, na preservação do meio ambiente e na resistência à degradação social acarretada pela atuação das grandes mineradoras, especialmente em Minas Gerais.

    “Ao propormos a elaboração do dossiê, objetivamos, também, provocar uma análise crítica sobre diferentes atividades que mantêm relações com a Mineração, como a construção civil”, diz o professor doutor Robson Pereira de Lima no Editoral, recomendando a leitura do texto Desafios no gerenciamento de resíduos em construção de pequeno porte, que mostra como a cadeia de consumo de materiais de construção, em boa parte de base mineral, pode contribuir para uma Mineração sustentável.

    Ao todo, esta edição da Revista Reis conta com 192 páginas sendo seis artigos científicos relacionados ao dossiê temático, uma resenha do livro "Ideias para adiar o fim do mundo", uma entrevista com a advogada Camila Leal (com extensa atuação comunitária e ambiental), além de três artigos originais.

    A Revista Reis pode ser acessada gratuitamente pelo link https://revista.uemg.br/index.php/reis/issue/view/335. No Facebook, a página pode ser acessada pelo link https://www.facebook.com/REIS.UEMG e no Instagram o perfil é @revistareis.



    jm revista cientifica reisCapa desta edição da Revista Reis (Crédito: Divulgação)

    © 2021 UEMG