Instalação artística na Chácara Santa Eulália poderá ser contemplada em breve

Está sendo finalizado o projeto “Muro da Chácara Santa Eulália”, uma parceria entre o Instituto Cultural Chácara Santa Eulália, a Escola Guignard da UEMG e o Centro Cultural São Bernardo. Proposto por Marina Nazareth, o projeto foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte.

Durante o ano de 2019 e parte de 2020, seguindo as diretrizes do Instituto Cultural – que, fundado por Priscila Freire, busca realizar atividades culturais envolvendo a comunidade vizinha –, um grupo de moradores da região e entorno, frequentadores do Centro Cultural São Bernardo, participou de oficinas de cerâmica ministrada pela professora Lorena D’Arc e monitores da Escola Guignard. Com a participação de crianças, jovens e adultos, as oficinas tiveram como propósito fomentar o aprendizado na arte da cerâmica e produzir placas em diversas técnicas a serem dispostas sobre o muro da Chácara. O resultado será uma instalação artística coletiva, que conta, ainda, com a participação de artistas de diversas gerações ligados à Escola Guignard.

A ideia foi resgatar a memória da presença de antigas olarias na região e buscar promover o interesse local pela produção de cerâmica.

A partir do dia 19 de dezembro de 2020 a primeira etapa da instalação pública estará finalizada. Venha conhecer o Muro da Chácara Santa Eulália que se localiza na Rua Barão de Coromandel 722, no Bairro São Bernardo.

evento guignard proj muro chacara santa eulalia