Atuação estudantil nas práticas esportivas é fortalecida por regulamentação das atléticas

A partir de agora, as associações atléticas acadêmicas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) têm regras claras para sua criação, reconhecimento e funcionamento. O Conselho Universitário (Conun) da instituição aprovou, no último dia 14, a Resolução 603, que estabelece uma série de normas para as entidades estudantis que promovem atividades desportivas.

Segundo a resolução, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, as atléticas acadêmicas devem ter uma estrutura administrativa definida, composta por diretoria, conselho fiscal e comissão de ética. Além disso, devem realizar eleições periódicas para escolher seus representantes e formalizar sua existência junto à UEMG.

As atléticas acadêmicas têm como objetivo promover, estimular e difundir, democraticamente, entre a comunidade e a sociedade em geral, as práticas de qualidade de vida, promoção da saúde e integração comunitária, por meio de atividades desportivas. As associações também devem colaborar com as unidades acadêmicas, na recepção e integração de novos discentes, nos âmbitos esportivo, sociocultural e acadêmico.

O vice-reitor da UEMG, professor Thiago Torres Costa Pereira, destacou a importância da regulamentação das atléticas acadêmicas. "Essa é uma demanda antiga da comunidade acadêmica, que reconhece o papel das atléticas na formação integral dos estudantes. Com essa resolução, esperamos fortalecer o vínculo entre as associações e a universidade, garantindo transparência, responsabilidade e qualidade nas atividades desportivas", afirmou.