Contraste |
| |

    Noticias

    Terreno que era da UEMG é revertido para garantir permanência da tribo Kiriri em Caldas

    Foi publicada, na edição do último dia 6 de janeiro do Jornal Minas Gerais, a Lei nº 23.758/2021, que autoriza o Poder Executivo do Estado a doar à União o terreno ocupado pelo povo indígena da tribo Kiriri no município de Caldas-MG, a aproximadamente 30 quilômetros de Poços de Caldas. 

    A área, de aproximadamente 60 hectares, era de propriedade da Universidade do Estado de Minas Gerais e abriga 19 famílias pertencentes à tribo Kiriri. Lá eles construíram casas e passaram a plantar alimentos para subsistência. 

    Em fevereiro de 2019, lideranças indígenas estiveram na Reitoria da UEMG a fim de pedir apoio para garantir a permanência da tribo no local. Na época, uma ação de reintegração de posse estava em andamento. A Universidade então se manifestou favorável à suspensão das medidas judiciais de reintegração de posse. 

    Em seguida, a UEMG reverteu o terreno para o patrimônio do estado, que agora faz a doação à União - a responsável pela demarcação de terras - e, a partir disso, possa garantir a permanência dos Kiriris no local.

    Em rede social, uma das lideranças da tribo, Carliusa Ramos, publicou um agradecimento. “Venho aqui agradecer primeiramente o nosso pai Tupã por nunca ter nos abandonado, e também os nossos mestres encantados por ter nos guiados sempre no caminho certo” mencionou ela ao listar nomes de diversas pessoas que auxiliaram nesse processo. 

    A Reitora da UEMG, professora Lavínia Rosa Rodrigues, destacou, na mesma publicação, que o desfecho é “Uma conquista que foi construída com muita determinação. Faço votos que vocês continuem ampliando as condições de vida na terra que sabem cuidar com tanta eficiência”, concluiu a Reitora.

     

     

     

    Tags:
    UEMG

    Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
    Rodovia Papa João Paulo II, 4143
    Ed. Minas - 8º andar
    Belo Horizonte - MG
    Cep31630-900

    • dummy+55 (31) 3916-8696 / 3916-8697

    • dummy faleconosco@uemg.br

    © 2022 UEMG