Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
Texto: Isabella Marques
Fotos: Elvis Gomes
Foi realizado, na terça-feira (18), no auditório da UEMG Divinópolis, o evento “Ética, pesquisa e extensão: renovando saberes”, que contou com a participação de professores e estudantes de diversos cursos da Unidade.
O evento teve como objetivo elucidar questões básicas e sanar algumas dúvidas da comunidade acadêmica sobre os respectivos temas, conforme explicou o professor Newton Santos de Faria Júnior, coordenador de Pesquisa da Unidade. Na oportunidade, o professor discorreu sobre a temática “Pesquisa: projetos e editais”.
Para a professora Simone Graziele Silva Cunha, coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Unidade, “o evento atingiu o objetivo, que foi realizar uma capacitação para ampliar o conhecimento dos docentes e discentes da Unidade acerca dos aspectos relacionados à ética, à pesquisa e à extensão. Além disso, é importante ressaltar a relevância da parceria realizada entre o CEP e o CIEPP [Coordenações Integradas de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação], que potencializou a capacitação e fortaleceu as parcerias nos espaços institucionais". ”Ética em pesquisa: conceitos e finalidades” foi o tema apresentado pela professora.
“Inovação e tecnologia” foi o assunto tratado pelo professor Adriano Guimarães Parreira, que leciona na Unidade. “No que se refere à temática que abordei, observo que ainda são quesitos pouco observados nos projetos de pesquisa da Unidade, havendo, contudo, muito potencial a ser explorado naquele campo, sobretudo naqueles com viés tecnológico”, comentou o professor.
O evento contou, ainda, com a palestra “Extensão universitária: as relações entre Universidade e comunidade”, ministrada pelo professor José Vítor Vieira Salgado, coordenador de Extensão da Unidade, que ressaltou que “eventos dessa natureza são de extrema importância para toda a comunidade acadêmica”.
A estudante Jacqueline Alves, do 9º período de Fisioterapia, participou do evento e compartilhou sua experiência. “A pesquisa e a extensão, dentro da Universidade, são de suma importância na formação acadêmica e pessoal. O evento foi bastante pontual e expositivo, ajudando a entender o funcionamento de ambas as atividades e qual é a melhor forma de ingressar em um projeto no decorrer da trajetória acadêmica. O público, em sua maioria da área da saúde, pôde entender, com clareza, o funcionamento do Comitê de Ética da Unidade e todo o processo de trâmite, ao optarmos por escolher seres humanos como foco do nosso trabalho”, explicou a estudante.
Error