O jornal Estado de Minas publicou no último dia 21 uma notícia sobre a realização de mais uma edição semestral do projeto Concertos Didáticos, da Filarmônica de Minas Gerais, realizado entre os dias 21 a 23 de outubro e do qual a Escola de Música da UEMG é parceira.
A premissa do projeto é simples: introduzir estudantes de escolas públicas ao mundo da música erudita, levando as turmas participantes para concertos realizados na Sala Minas Gerais com a Filarmônica de Minas Gerais.
E para que os dias de concerto com esse público fluam da melhor forma possível, existe um período prévio de preparação nas salas de aula, no qual monitores visitam previamente as turmas participantes, apresentando conceitos musicais, o funcionamento de uma Filarmônica, apresentando os naipes de instrumentos e introduzindo as obras que serão executadas.
É justamente nesta etapa que a Escola de Música da UEMG adentra o projeto. Os estudantes de graduação em música interessados se inscrevem na página eletrônica da Filarmônica quando os editais são lançados e aqueles selecionados passam por treinamento especial para atuar nas atividades de monitoria junto às escolas.
Segundo o Centro e Extensão da Escola de Música da UEMG, cada aluno realiza, em média, visitas a oito escolas, conforme a própria disponibilidade. Ao final, são realizados quatro concertos destinados aos alunos das escolas visitadas, eventos aos quais os monitores devem assistir.
O coordenador do Centro de Extensão da Escola de Música, professor Marcelo Cunha reconhece a importância da iniciativa junto à sociedade e da participação da Unidade Acadêmica no projeto, pois “implica a formação de público jovem para a música de concerto, além de futuros alunos para os cursos de extensão e graduação da UEMG, no campo da música”.
É possível acessar a reportagem na íntegra na página eletrônica do periódico.
Imagem: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press.
