UEMG amplia acesso ao ensino superior com novas unidades em Araguari e Guanhães

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) celebra a expansão de sua atuação no interior do estado com a criação de duas novas unidades acadêmicas: em Araguari e Guanhães. As unidades, criadas por meio do Decreto nº 48.746/2023, representam um marco importante na democratização do ensino superior público e gratuito, ofertando cursos de graduação estratégicos para o desenvolvimento das regiões.

Araguari: A UEMG Araguari inicia suas atividades em 2024 com o curso de Direito, aprovado pelo Conselho Universitário em setembro de 2023. A criação da unidade foi viabilizada por meio de uma articulação entre a UEMG, o Governo de Minas e as autoridades locais. O curso de Direito atenderá à demanda por profissionais qualificados na área jurídica e visa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Guanhães: A UEMG iniciou suas atividades na cidade em 2022 com os cursos de Direito e Engenharia Civil. Os cursos eram vinculados às Unidades de Diamantina e João Monlevade. A escolha dos cursos foi estratégica, considerando as necessidades do mercado de trabalho local e regional. O curso de Direito visa suprir a demanda por profissionais jurídicos na região do Vale do Rio Doce, enquanto o curso de Engenharia Civil busca impulsionar o desenvolvimento do setor de infraestrutura, fundamental para a economia local.

Consolidação da UEMG no interior de Minas Gerais:

A criação das unidades em Araguari e Guanhães consolida a UEMG como uma importante instituição de ensino superior no interior de Minas Gerais. A Universidade está presente em 19 municípios mineiros, ofertando cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. A expansão da UEMG contribui para a democratização do ensino superior, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento regional.

Informações Adicionais:

• Curso: Direito