EVENTOS UEMG

Universidade do Estado de Minas Gerais

22 Set, 2021
    Faculdade de Políticas Públicas | DIR debate:Nise da Silveira | Com Cacilda Lorentz (UEMG)

• 5:00 pm - 7:00 pm
    • Unidade:

Sobre o Evento

DIR Fragmentos debate autores contemporâneos brasileiros
                                                      Redação: Cinara Patrícia Pereira
    O Grupo de Pesquisa Diversidade, Inclusão e Reconhecimento (DIR) da Faculdade de Políticas Públicas (FaPP), em Belo Horizonte promove o DIR Fragmentos: Brasil Contemporâneo. Serão quatro encontros quinzenais nos quais as professoras integrantes do grupo discutem um autor ou autora brasileiro/a visando compreender e analisar a sociedade brasileira contemporânea.

Os encontros virtuais, transmitidos via canal do Youtube da FaPP UEMG (https://www.youtube.com/channel/UCAfczVDI5nmWrxXzXeknIsA), acontecem sempre às quartas-feiras, às 17h, nos dias 11/08, 25/08, 08/09 e 22/09. A nossa primeira convidada é a professora doutora em direito Fernanda Diniz que discutirá o advogado Silvio Almeida.

A professora Fernanda explica como o primeiro contato com o autor teve impacto em sua vida, “Ao assistir uma entrevista de Silvio Almeida consegui enxergar com clareza a existência do racismo estrutural em nossa sociedade, e com isso pude mudar pré concepções que possuía, e que eram, por si só, atitudes excludentes.”

Ela ainda acredita que Almeida faz um diálogo preciso com os objetivos do DIR, “sem dúvidas, conhecer sua obra é de fundamental importância para nosso aprimoramento como seres humanos, principalmente para o desenvolvimento de empatia, o que se coaduna com os objetivos do DIR”, explica Fernanda.

Outros temas brasileiros contemporâneos relacionados à diversidade, cidadania, reconhecimento de direitos, inserção e inclusão no mercado de trabalho serão debatidos nos próximos encontros. A professora doutora em administração Cíntia Rodrigues, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) discutirá o geógrafo Milton Santos (28/05); já a professora doutora em história Marcelina Almeida discutirá a filosofa Djamila Ribeiro (08/09) e a professora doutora em administração Cacilda Lorentz finalizará os encontros com a autora Nise da Silveira (22/09).

Sobre o DIR

Grupo de pesquisa formado em 2018 por professoras da Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves (FaPP) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Atualmente, o grupo tem como linhas de pesquisa: Gestão e políticas públicas voltadas à diversidade; Cidadania plural e instrumentos jurídico-políticos de acesso a direitos e Gestão da diversidade e análise dos comportamentos humanos nas organizações públicas e privadas.

Com essas linhas de pesquisa busca discutir a inclusão, inserção e reconhecimento de grupos minoritários e o papel dos modelos de gestão pública e privada na superação da vulnerabilidade. Além de discutir acerca da cidadania plena dos indivíduos e os instrumentos de participação junto ao Estado, sejam presenciais ou digitais. E, por fim, os processos de gestão de pessoas nas organizações buscando as melhorias, diversidade, respeito e reconhecimento dos trabalhadores.

Programação:

22 de setembro de 2021: professora doutora em administração Cacilda Lorentz (FaPP/UEMG) discute Nise da Silveira

(https://bit.ly/3lw2HuH)

Agenda:

O que é: DIR Fragmentos: Brasil Contemporâneo

Onde: Canal FaPP UEMG (https://www.youtube.com/channel/UCAfczVDI5nmWrxXzXeknIsA)

Quando: 11/08, 25/08, 08/09 e 22/09 (quarta-feira), às 17h

Carga horária: 2 horas (Emissão de certificado)