EVENTOS UEMG

Universidade do Estado de Minas Gerais

18 Maio, 2022
    Escola Guignard | O Artista e o Pesquisador | Com diretoras do Instituto Se Toque

• 7:00 pm - 9:50 pm
    • Unidade:

Sobre o Evento

No dia 18 de maio às 19h no canal do youtube do projeto "O artista pesquisador", será realizada live com as diretoras do Instituto Se Toque - www.setoque.art - ambas ex-alunas da Escola Guignard.
    O Instituto Se Toque é uma iniciativa de experimentação e pesquisa em arte, gênero e sexualidade idealizado pelas artistas Catarina Maruaia e Lina Mintz. Inaugurada em 2014, oferece oficinas, vivências, projetos artísticos e culturais para mulheres, corpos dissidentes e jovens, visando abrir espaços de diálogo e reflexão sobre os temas. Em 2021 a iniciativa se institui como Organização sociocultural da sociedade civil (OSC) firmando o compromisso com a missão de promover o encontro entre arte, saúde e prevenção de violências.
    Durante esses 7 anos, até a sua formalização a iniciativa atuou diretamente com o público em projetos pontuais e continuados da Assistência Social, da Cultura, da Segurança Pública, e ainda em Escolas e OSCs, sempre trazendo a experimentação artística e abrindo espaço para a reflexão de assuntos ainda considerados tabu em nossa sociedade.

Lina Mintz
    Diretora executiva - financeiraFotógrafa e gestora cultural, seu trabalho é desenvolvido a partir do encontro, da criação conjunta com mulheres e realizações criativas diversas. Atua desde 2008 na gestão de grupos e coletivos artísticos culturais, adquirindo amplo repertório em processos compartilhados. Em 2013 inicia seu caminho com a fotografia, no qual investiga os corpos, as individualidades e potências das singularidades. Graduada em artes visuais, especializada em gestão cultural, é curadora e coordenadora das atividades do Se Toque.Catarina MaruaiaDiretora PresidenteMineira, 33 anos, casada, mãe de Heitor, Heron e Luanda. Catarina Maruaia é
    artista visual e pesquisadora. Investiga o encontro entre arte, saúde e saberes populares tradicionais. Atua desde 2013 em projetos socioculturais e atualmente é especializanda em Saúde do Adolescente pela Faculdade de Medicina da UFMG. Idealizadora do Se Toque, atua como Coordenadora da Comunicação dos projetos, Curadora e Orientadora das atividades artísticas formativas com os adolescentes.