EVENTOS UEMG

• 8:00 am - 10:00 pm
    • Unidade:

Sobre o Evento

A Escola de Design, por meio do Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias/CEDGEM e do Programa de Pós-Graduação em Design/PPGD-UEMG, organiza o II Simpósio Internacional de Ourivesaria, Joalheria e Design, nos dias 08 a 10 de junho de 2021.

O Simpósio acontecerá de forma online, em paralelo a outras atividades presenciais de menor aglomeração na nova sede da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

O objetivo geral do evento é a divulgação de pesquisas relacionadas à Joalheria e ao Design de Joias, em suas dimensões social, histórica, cultural, econômica e ambiental; nas tecnologias, novos materiais e processos de Ourivesaria. Espera-se reunir pesquisadores, profissionais, estudantes e demais interessados no assunto para promover a difusão, intercâmbio de conhecimentos e debate sobre as questões que envolvem a produção desse importante produto nacional, bem como estimular a pesquisa científica na área.

O I Simpósio Nacional de Ourivesaria, Joalheria e Design foi organizado em 2017 pelos proponentes desta segunda edição, com quórum que excedeu as expectativas e causou rápido esgotamento das inscrições. O evento contou com palestrantes internacionais e de diferentes regiões do Brasil, distribuídos em 3 mesas redondas, 20 artigos científicos e 4 palestras, que tiveram a participação de ouvintes do Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do País.

A necessidade de se discutir sobre Joalheria, Ourivesaria e Design no País, de maneira conjunta, demonstra uma demanda crescente e, por este motivo, pretende-se firmar o Simpósio como um espaço para que essa troca de saberes ocorra de uma forma menos pontual.

A Universidade, na qualidade de uma instituição pública, contará com a contribuição das seguintes instituições e empresas parceiras para a realização do evento, sendo que outros interessados poderão ser agregados à medida que a divulgação seja ampliada.

FOMENTO

– Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Criadouro Joalheria Experimental
    Empire Industries Ltd.
    Escola Mineira de Joalheria
    Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos – IBGM
    LEsparc
    Governo do Estado do Pará | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia | Instituto de Gemas e Joias da Amazônia IGAMA
    SINDIJOIAS GEMAS/MG
    SISTEMA AJORIO

PROGRAMAÇÃO

A organização do Simpósio será segmentada em turnos, com cursos e workshops presenciais na parte da manhã, apresentação de artigos acadêmicos na parte da tarde e mesas redondas no período noturno, além de exposições no Espaço Cultural da Escola de Design abertas para visitação durante todo o dia.

A chamada artigos pretende reunir, sob uma abordagem interdisciplinar, trabalhos inéditos que problematizem o papel das Gemas e Joias, a partir dos seguintes eixos temáticos: O papel social da Joia / Joia, cultura e território / Mercado e Tendências / História / Tecnologia e Materiais / Joalheria contemporânea / Gemas e lapidação.

ETAPAS DA CHAMADA DE ARTIGOS:

. 01 de fevereiro a 30 de março de 2021 - Submissão de artigos

. 20 de abril de 2021 - Divulgação dos artigos aprovados

. 08 a 10 de junho de 2021 - Realização do evento

PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS:

Palestra de Abertura: Manoel Bernardes – Joalheiro e Cônsul Honorário da França.

Palestra de Encerramento: Prof. Gonçalo Vasconcelos e Sousa – Universidade Católica do Porto, Portugal.

MESAS REDONDAS:

O design de Joias na indústria joalheira: uma perspectiva internacional do Brasil para o Mundo

Kelly Amorim e Carla Amorim (Brasil); Mariana Magtaz (Peru); Vanessa Drummond (México)

Mediador acadêmico: Prof. Adriano Mol – CEDGEM/ED/UEMG

O setor de gemas e os desafios da Sustentabilidade

Clement Sabbagh / International Colored Stone Association-ICA; Jessica Hudson / The Nomad Jeweler (EUA); Rui Galopim / Portugal Gemas e CIBJO

Mediador acadêmico: Prof. Adriano Mol – CEDGEM/ED/UEMG

A joalheria de autoprodução: novos caminhos e significados para um ofício milenar

Cristina Filipe / PIN (Portugal); Elisabeth Franco / Grupo OCCO; Profa. Mônica Moura / UNESP

Mediador acadêmico: Profa. Thatiane Duque – CEDGEM/ED/UEMG

A joalheria contadora de História ao longo do tempo

Hugo Miguel Crespo / Investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa; Prof. Luiz Ozanam / UEMG; Regina Machado, consultora