RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS NA FaE/CBH/UEMG

A Diretoria está ciente do quanto a situação é complexa e de que são muitos os fatores que influenciam para que a comunidade acadêmica da Faculdade de Educação tenha um retorno presencial seguro e tranquilo.
    Sabemos que a presença física é essencial e insubstituível na vida universitária, em especial para a qualidade das nossas atividades, permanência dos estudantes, promoção da saúde mental e criação de vínculos interpessoais e com a instituição.
    Este Plano de Retorno Presencial da FaE tem como principal objetivo orientar a toda a comunidade acadêmica sobre a garantia de um regresso gradual e seguro das atividades acadêmicas e administrativas, respeitando o processo de planejamento e a readaptação das pessoas após uma mudança abrupta imposta pela pandemia. Todas as ações são embasadas em estudos científicos, cenário e números epidemiológicos disponibilizados pela cidade e pelo estado e a cobertura vacinal.
    A previsão para que as atividades presenciais retomem o 1º Semestre Letivo de 2022, que terá início no mês de abril, de acordo com o calendário da UEMG, é 11 de abril. Para tanto, apresentamos algumas orientações:
    O retorno será executado seguindo protocolos de biossegurança e levando em consideração a situação pandêmica na cidade de Belo Horizonte, adequação dos espaços e monitoramento que permanecem essenciais.
    Serão adquiridos equipamentos de aferição de temperatura, além da disponibilização de álcool em gel em pontos estratégicos espalhados pela escola.
    Campanhas de conscientização sobre o uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento, passaporte de vacinação vão acontecer integralmente. Reforçamos a importância do compromisso e responsabilidade de todos para a necessidade de aprender a conviver com a Covid19 pensando na saúde e segurança.
    Para primeiro acesso à Faculdade de Educação o/a estudante terá que apresentar passaporte de vacinação, seja na portaria do prédio e em sistemas de inclusão de sua comprovação das doses de vacina contra a Covid-19 no Conecte-se SUS.
    Aos alunos que virão para Belo Horizonte de cidades do interior, sugerimos que venham 15 dias antes do retorno das aulas na Faculdade de Educação, para que seja possível fazer quarentena e permitindo acompanhar o surgimento de sintomas.
    O uso de máscara é OBRIGATÓRIO em todos os espaços da Faculdade de Educação e principalmente em ambientes fechados. É comprovada a efetividade de proteção quando todos fazem a utilização correta, que cobre o nariz e a boca. No caso de alguma pessoa estar sem máscara nas dependências da Unidade, qualquer pessoa poderá comunicá-la da obrigatoriedade do uso ou deverá se retirar do ambiente. (Exceto no caso de beber água ou se alimentar)
    A higienização das mãos deve acontecer sempre ao chegar na unidade e estação de trabalho. Caso não seja possível, dispensers de álcool 70% estão espalhados por todos os ambientes da escola. As salas de aula terão todas as janelas abertas e ventiladas o tempo todo para a circulação cruzada ocorrer de maneira a minimizar as chances de contaminação.
    Em caso de suspeita ou confirmação de Covid-19, é preciso fazer isolamento no mínimo de 5 dias e evitar a exposição.
    A Faculdade de Educação, por meio do Centro de Comunicação – Cenc, vai promover campanhas educativas reforçando a importância da vacinação e dos protocolos de segurança, como o uso de máscaras de boa qualidade, distanciamento físico e higienização frequente das mãos, ventilação dos ambientes, monitoramento e recomendação de quarentena para pessoas que tiverem contato com casos positivos.
    O Cenc coordena, juntamente com a unidade, as ações de comunicação referentes a:
    • Divulgação de informações sobre a circulação nos espaços da FaE e fora da faculdade, sempre de acordo com as orientações das autoridades sanitárias;
    • Elaboração de material visual para sinalizar todos os espaços da unidade;
    • Manter os canais de comunicação atualizados sobre todos os protocolos de segurança.
    • Organização de Campanha de incentivo à vacinação.
    É de conhecimento que são muitos os fatores condicionantes para o retorno saudável e tranquilo, incluindo, por exemplo, os fatores econômicos. Assim foram priorizados os mais importantes, principalmente aqueles relacionados com a manutenção da qualidade do ensino, um compromisso primordial entre a Universidade e a sociedade. Neste sentido, para melhor compreensão e organização deste Plano de Retorno Presencial, organizaremos uma programação específica para a primeira semana de aula, dias 11, 12 e 13 de abril.
    Em breve estaremos divulgando no site da Faculdade de Educação e pelo email institucional, um mapa da unidade com a distribuição das salas de aulas por Núcleo Formativo/Turno para facilitar a mobilidade da comunidade acadêmica.
    O Quadro de Horários de Aula será disponibilizado no site da Faculdade de Educação até o início do 1º Semestre Letivo de 2022 - dia 06 de abril.
    A Faculdade de Educação estará atenta a qualquer mudança de cenário entre o recesso e o início das aulas e não hesitará em tomar medidas em direção à preservação da saúde e segurança de todos.
    O nosso reencontro presencial está programado e aguardamos vocês para este convívio presencial. O endereço de nossa nova unidade é:

Av. Prudente de Morais, 444, Cidade Jardim, Belo Horizonte- MG 30380-002

Um abraço da Direção
    Aguardamos por todes!
    Ônibus que passam pela Av Afonso Pena e chegam em nossa unidade:
    Linhas; 9101, 1170, 2151, SC02A, 104, 2102, 4103, 4108.
    Outros acessos por táxi ou Uber, por volta de 3, 7km com a saída a partir da Av. Afonso Pena.

Mapas de trajetos da Av. Afonso Pena até a nossa nova unidade na Av. Prudente de Morais, 444.

Fonte: Google Maps

De bicicleta você vai pedalar por 12 à 16 minutos.
    Fonte: Google Maps

Endereço - Educação