Contraste |
| |

    III Colóquio Nepel

    III Colóquio NEPEL -

    “A (des)construção de linguagens: desafios da formação docente na pandemia”


    O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem (NEPEL) situado na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus BH (FaE/CBH/UEMG) está historicamente vinculado a uma forte tradição de formação de docentes para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, além de acolher temas relacionados à grande área das Linguagens e sua pluralidade, que nos conduz a enriquecedores diálogos consolidados em pesquisas que exploram temas atuais sob diferentes perspectivas teóricas, mantendo uma estreita comunicação com a Educação Básica, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).


    O NEPEL vem há 14 anos apresentando à comunidade acadêmica uma série de atividades, estudos, projetos de pesquisa e extensão, oficinas e eventos. Seus primeiros colóquios foram realizados na própria Faculdade de Educação. Porém, diante deste cenário acometido pela pandemia do novo Coronavírus (COVID 19), o nosso III Colóquio será na modalidade remota e acontecerá nos dias 15 e 16 de junho de 2021, com o apoio do FIC no Campus, no seu canal do YouTube.


    Nesta edição, o evento contará com a presença de Magda Soares (Professora Emérita da Faculdade de Educação da UFMG) que nos prestigiará com a discussão sobre “A (des)construção e (re)construção da concepção de aprendizagem da língua escrita”.
    Também teremos a presença da profa. Ana Elisa Ribeiro (CEFET/MG) e o prof. Laurici Vagner Gomes (FaE/UEMG) dialogando sobre “Multimodalidade, textos e tecnologias”. No dia 16/6, o prof. Clecio Bunzen (UFPE) e as professoras da FaE/UEMG, Ana Paula Maletta e Patrícia Nery, debaterão sobre “Políticas, leituras, infâncias: tempo de pausa ou de crise?”.


    Em comemoração ao ano do Centenário de Paulo Freire, as professoras Márcia Helena Nunes Monteiro, alfabetizadora de Jovens e Adultos e Maria do Socorro Nunes (UFSJ) trarão reflexões sobre o legado do autor e o cenário da nova Política Nacional para a Alfabetização.
    Haverá programações culturais coordenadas pela professoras da FaE/UEMG: Janayna Brejo com “Os contos que as caixas contam” e profa. Ivane Perotti com “A legitimidade do audiolivro como ação política de leitura literária e inclusão de outras leituras”.


    O encerramento será poético e contará com Pedro Américo de Farias e sua “Performance Desaboios”.


    Atualmente, o NEPEL é coordenado pelos professores da FaE/CBH/UEMG Daniela Perri Bandeira e Luciano Andrade Ribeiro e conta com as professoras Welessandra Benfica da Unidade de Ibirité, e Magda Dezotti da Unidade de Carangola. Essa parceria com as Unidades do interior fortalecem nosso Núcleo e amplia o diálogo com outras áreas e realidades da nossa UEMG.

    As inscrições de cada atividade poderão ser realizadas na plataforma Sympla

     

       

     

     

     

    Endereço - Educação

    UEMG - Unidade Educação

    Rua Paraíba , 29
    Bairro Funcionários - BH/MG  
    Cep: 30130-150

    • dummy+55 (31) 3239-5900

    • dummy faleconosco@uemg.br

     

     

    © 2021 UEMG