Dica de Leitura | Professora da Fae/UEMG publica livro sobre a formação intercultural indígena

a formacao intercultural

Em um mundo cada vez mais diverso e plural, as narrativas de professores/as indígenas da etnia Pataxó, trazidas nesse livro, nos revelam modos próprios de pensar a educação, a escola e a formação que muito podem nos ensinar. Participantes da primeira turma do FIEI – Formação Intercultural de Educadores Indígenas, curso oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), esses professores/as da aldeia Muã Mimatxi, localizada em Itapecerica, no Centro-Oeste mineiro, nos dão lições importantes de como viver e conviver com a diferença, vista como uma riqueza a ser apropriada e ressignificada, a depender da relação com os princípios que regem a sua cultura.

O curso de formação em nível superior trouxe muitas aprendizagens para esses/as professores/as e muitos frutos para a vida coletiva, e o mais importante, ajudou a dinamizar a vida da escola, lugar central da vida comunitária.

Algumas ferramentas disponibilizadas no FIEI fizeram mais sentido para esse grupo de professores/as, entre elas, destacamos as pesquisas desenvolvidos ao longo dos Percursos Acadêmicos, o instrumento do calendário socioecológico e a ideia de interculturalidade.

Os modos como esses elementos foram apropriados e recontextualizados nos ajudam a compreender suas concepções próprias de mundo e a centralidade da escola em seus projetos de vida e de futuro.

Acesse o site da Editora para mais informações.

Endereço - Educação

UEMG - Unidade Educação